DIARIO POLíTICO » Que situação!

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 11/07/2025 03:00

Há dois dias, o cenário político/econômico está atônito com a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de anunciar nas redes sociais a taxa de 50% sobre os produtos exportados pelo Brasil. Principalmente, pelo tom político da carta, impondo o fim dos processos contra Jair Bolsonaro (PL). Esse é o pior momento da relação entre os dois países e que atinge quem produz e tem o mercado norteamericano como um dos principais compradores. A exemplo da Embraer, setores siderúrgico e das frutas. Atualmente, as exportações para os EUA representam 10% do total e 1,7% do nosso PIB. Esses percentuais podem mudar, caso o governo brasileiro decida reagir com aumento de taxas para o que vier de lá. Lula e Trump não se relacionam e vivem trocando farpas. O americano também não gostou da ampliação do Brics, com a inclusão do Irã, tanto que a sua carta foi divulgada depois da reunião do grupo de países no Rio de Janeiro. Mas não deixa de ser um absurdo colocar nesse balaio a questão de Bolsonaro, como se o STF fosse voltar atrás de qualquer processo ou condenação por “medo” de Trump. O tiro pode sair pela culatra, já que setores da produção que têm mais simpatia com o ex-presidente estão reagindo negativamente, prevendo prejuízos e desemprego. As comemorações dos bolsonaristas e agradecimentos a Trump beiram a loucura. Por outro lado, tem quem aponte a falha nas relações diplomáticas do Governo Lula, que também faz mistura de questões ideológicas. A diplomacia é fundamental neste momento contra essa agressão ao Brasil.

Raquel anuncia festival

A programação do Festival Pernambuco Meu País será anunciada hoje pela governadora Raquel Lyra (PSD). Os eventos serão promovidos pelo Governo do Estado em municípios do Agreste e Sertão, com duração de 21 dias. A divulgação está marcada para as 9h, no Centro Cultural Cais do Sertão. A organização fica por conta da Fundarpe e Empetur.

FIG começou

Ontem, teve início o 33º Festival de Inverno e o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), faz questão de afirmar que a gestão municipal está organizando pelo segundo ano consecutivo. Mas também divulga que o Governo do Estado está patrocinando. O FIG terá 18 dias de duração.

Questão de fé

O deputado Antônio Moraes (PP) é um dos principais aliados da governadora Raquel Lyra (PSD) e é um dos que estão no olho do furacão dela e o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB). Perguntado se essa essa situação tem solução, respondeu: “Tenho fé que um dia se entendem”.

Homenagem a Miguel Arraes

A deputada federal Maria Arraes (SD) convidou pessoalmente ministros e parlamentares para a homenagem que fará ao avô, Miguel Arraes, na Câmara dos Deputados, dia 13 de agosto. A data marca os 20 anos da morte do ex-governador. Os três senadores pernambucanos já confirmaram presença.