Lula: parlamentares devem ser afastados

Publicação: 09/08/2025 03:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, ontem, que parlamentares engajados na pauta do impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), devem ter os mandatos depostos. “É preciso respeitar a soberania, a autonomia dos Poderes e o Judiciário brasileiro. Por isso, quem deveria sofrer um impeachment são esses deputados e senadores que estão pedindo o impeachment do ministro Alexandre de Moraes”, disparou o petista, em discurso no Acre.

Embora tenha dito a palavra “impeachment”, o processo de perda de mandato de parlamentares não é classificado como impeachment. Nesse caso, um congressista deixaria o cargo após tramitação política de um processo de perda de mandato na Casa.   

Essa foi a primeira vez que Lula manifestou-se publicamente sobre o fato de diversos parlamentares que compõem a oposição ao governo no Congresso brasileiro defenderem a deposição de Moraes. Junto às manifestações contra a permanência do ministro no cargo, deputados de oposição ocuparam a Mesa Diretora da Câmara em protesto à prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL) determinada por Moraes no início da semana.

INTERLOCUTORES
Apesar de o presidente Lula endossar um impeachment a parlamentares que defendem o afastamento de Moraes, interlocutores do Planalto entendem que a declaração não se configura uma espécie de “torcida” para que a Mesa Diretora da Câmara puna deputados que ocuparam o plenário em protesto contra Alexandre de Moraes.

A declaração do presidente durante cerimônia de anúncio de investimentos federais tratou-se de um “entendimento político” em respeito aos poderes e à soberania brasileira. (Correio Braziliense)