Cartilha japonesa "anti-assalto" Governo japonês alerta turistas que virão ao Brasil sobre cuidados contra assaltos e até sequestros

Publicação: 15/05/2014 03:00

O governo do Japão fez um alerta para os cidadãos que pretendem vir ao Brasil para a Copa do Mundo terem cuidado por conta da “frequência muito alta de crimes em geral”. A cartilha é uma espécie de guia e descreve dezenas de práticas criminosas. Ela explica como o turista japonês deve reagir e o que fazer para evitar maiores problemas e assaltos.

Entre as informações na cartilha, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão lembra aos turistas que o número de homicídios no Recife, por exemplo, é 43 vezes maior do que no Japão e que em Pernambuco acontecem 200 vezes mais roubos do que no país asiático.

Trecho da cartilha
“Os crimes acontecemcom uma frequênciamuito alta no Brasil em comparação com os parâmetros mundiais, incluindo crimes organizados que implicamnarcóticos"

O Japão na Copa
Aseleção nipônica está no grupo C e enfrentará Costa doMarfim,Grécia e Colômbia. A delegação escolheu a cidade de Itú-SP como base para estadia e treinamentos.

Cidades por onde passará

Recife
14 de junho
Japão x Costa doMarfim,
Arena Pernambuco

Natal
19 de junho
Japão x Grécia,
Arena das Dunas

Cuiabá

24 de junho
Japão x Colômbia,
Arena Pantanal

Conselhos
  • Se deslocar em grupos
  • Evitar sair à noite e em locais desertos
  • Vestir roupas modestas
  • Não expor máquinas fotográficas e smartphones
  • Utilizar apenas táxis identificados
  • Entregar os pertences lentamente para evitar “mal-entendidos” com o criminoso