DIARIO ESPORTIVO » Durezas da rodada

por Beto Lago
betolagoipojuca@gmail.com

Publicação: 24/05/2025 03:00

O final de semana traz uma rodada desafiadora para os clubes pernambucanos nos Brasileiros. Dos cinco jogos que envolvem as equipes, destaco Retrô e Santa Cruz como os mais complicados. A pressão se intensifica, especialmente porque ambos jogam fora de casa. O Retrô enfrenta o Botafogo/PB na Série C e o Santa Cruz encara o Sousa na Série D, adversários que buscam reerguer suas performances após uma sequência de tropeços. Esses times da Paraíba, considerados forças em seus respectivos campeonatos, atravessam momentos delicados, com mudanças de treinadores e a necessidade de reconquistar a confiança de seus torcedores. A classificação animadora na Copa do Brasil deve dar um gás à Fênix, mas o time precisará saber equilibrar essa motivação com a responsabilidade de garantir os três pontos, fundamentais para retomar a corrida pelo G8. Por sua vez, o Tricolor está determinado a somar pontos fora de casa, conforme traçado pelo técnico Marcelo Cabo. No entanto, a preocupação entre os torcedores coral permanece em relação à formação que será escolhida, especialmente após o desastre da utilização de três zagueiros na partida contra o Santa Cruz de Natal. A ideia deve ser repetir a escalação anterior, apenas substituindo Israel, suspenso, por Toty. Embora esses sejam os desafios mais acentuados para os pernambucanos nesta rodada, não é impossível que ambos voltem para casa com vitórias.

Qual será o Sport?

Na Ilha do Retiro, o Sport se prepara para enfrentar o Internacional em um jogo repleto de incertezas. Qual o time que será escalado pelo técnico António Oliveira? Ele repetirá a formação com três zagueiros ou atenderá aos pedidos da torcida, que anseia pela inclusão de Atencio? E o Colorado, por sua vez, virá com força máxima ou poupa para o decisivo confronto de quarta, contra o Bahia, na Libertadores? Com tantas variáveis em jogo, é difícil apontar um favorito para este embate intrigante.

Fator casa é importante

Náutico e Central também jogam em casa. Na Série C, o clima mudou no Timbu e a equipe chega animada para o duelo contra a Ponte Preta, nos Aflitos. Uma vitória não só reabilita o time, mas o coloca na briga direta pelas primeiras posições da Série C. O técnico Hélio dos Anjos pode optar por repetir a formação utilizada na última quarta. Já em Caruaru, pela Série D, a Patativa é favorita contra o Horizonte. Detalhe que vem de duas derrotas no Luiz Lacerda, perdendo para os favoritos Santa Cruz e América/RN. Agora, um triunfo é vital para seguir no G4 e não se distanciar de seus objetivos.

Racha grande na CBF

Neste domingo, o futebol brasileiro dará as boas-vindas a um novo comando. A eleição que oficializará Samir Xaud à frente da CBF promete trazer mudanças, mas também revela um racha entre clubes, federações e a própria confederação. Resta saber se ele terá a competência para apaziguar esses conflitos e conduzir o futebol rumo a uma era de estabilidade e progresso.