Do campo para a pista Uma semana depois do conquistar a Copa do Mundo no Brasil, Alemanha recebe a 10ª etapa do Mundial de Fórmula 1 com um piloto do país na liderança da temporada

Felipe Bueno

Publicação: 20/07/2014 03:00

Rosberg tem quatro pontos de vantagem para Hamilton, seu companheiro de equipe (THOMAS KIENZLE/AFP)
Rosberg tem quatro pontos de vantagem para Hamilton, seu companheiro de equipe

festa do esporte alemão não terminou no Maracanã. Depois do tetracampeonato mundial no futebol, o país recebe, neste domingo, o GP da Alemanha, décima etapa do Mundial de Fórmula 1. E não é só pelo fato da prova ser em casa que os alemães comemoram. Assim como nos campos, os germânicos são o destaque atual nas pistas, com o líder do campeonato de pilotos, Nico Rosberg, a bordo da também alemã (e líder do Mundial de Construtores) Mercedes. O triunfo, seja no futebol ou no automobilismo, não terminou no Rio de Janeiro justamente pelo mesmo detalhe: para eles, a disputa começou bem antes da bandeirada ou do apito inicial.


Nas últimas 14 temporadas, pilotos da Alemanha se tornaram campeões em nove oportunidades. Mais especificamente, Michael Schumacher e Sebastian Vettel. No intervalo entre as sequências de títulos bávaros, dois dos cinco títulos foram conquistados por motores também alemães. E os títulos começaram bem antes do primeiro traço de projeto dos carros. Antes da era Schumacher, o país não tinha nenhum título na categoria, mas o sucesso do heptacampeão gerou uma enxurrada de jovens pilotos, que sonhavam alcançar o mesmo que Schumi. No mesmo cenário, as já gigantes montadoras alemãs investiram no esporte a motor - e eis o resultado.


Em várias categorias do automobilismo, a bandeira com as cores amarela, vermelha e preta é cada vez mais frequente e significativa. No Mundial de Endurance, a indústria germânica de carros já ocupa mais da metade do grid: 13 dos 25 carros têm propulsores Porsche ou Audi. Esta também é dona das últimas cinco vitórias nas 24h de Le Mans. Na divisão máxima do automobilismo, a Fórmula 1, nunca a liderança foi tão alemã. A equipe Mercedes está  mais de 150 pontos à frente da vice-líder Red Bull, enquanto Nico Rosberg tem a ponta do Mundial de Pilotos. Depois de quatro campeonatos consecutivos de Sebastian Vettel, o título da categoria pode não se despedir da Alemanha. Vir para o Brasil, então…

O país completará, neste ano, 23 anos de jejum na divisão que até hoje lembra com saudades de Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi. Assim como Schumacher, Senna trouxe inspiração para diversos jovens. Contudo, eles não encontraram a mesma estrutura que os colegas alemães. Até hoje, o Brasil não tem nenhuma montadora de automóveis própria e as categorias nacionais do automobilismo são insuficientes para formar pilotos.

Classificação

Mundial de Pilotos
1º N. Rosberg (Alemanha) 165
2º L. Hamilton (Grã-Bretanha) 161
3º D. Ricciardo (Austrália) 98
4º F. Alonso (Espanha) 87
5º V. Bottas (Finlândia) 73
6º S. Vettel (Alemanha) 70
10º F. Massa (Brasil) 30

Conquistas

Os títulos de pilotos por países


11* Alemanha
9 Grã-Bretanha
8 Brasil
5 Argentina* *

* Sete de Schumacher e
quatro de Vettel
* * todos de Juan Manuel
Fangio