Os oito representantes do estado Após duas semanas de disputas em Arcoverde, foram definidos os times de Pernambuco que vão participar dos Jogos Brasileiros da Juventude

Publicação: 17/10/2016 03:00

Equipe feminina de basquete do BJ Colégio e Curso é um dos times classificados (Henrique Barros/Seturel-PE)
Equipe feminina de basquete do BJ Colégio e Curso é um dos times classificados
Depois de duas semanas de competição na cidade de Arcoverde, no Sertão, foram conhecidas as escolas que irão representar Pernambuco nos Jogos Brasileiros da Juventude - para atletas de 15 a 17 anos -, em João Pessoa-PB, de 10 a 19 no próximo mês. O objetivo da delegação estadual é alcançar resultados semelhantes ou ainda melhores dos obtidos nos Jebs para atletas de 12 a 14 anos (categoria mirim), que ocorreu na capital paraibana no mês passado.

Nestes últimos cinco dias de disputa, saíram os campeões nas modalidades de handebol e basquete feminino e masculino. Os vencedores do futsal e voleibol foram definidos na semana passada.

Os vencedores no basquete e handebol foram saíram após disputas emocionantes em quadras lotadas espalhadas pela cidade de Arcoverde. Pelo handebol, as partidas finais aconteceram na quadra Vitorino Freire. Na decisão do masculino, o colégio Dom Bosco, de Petrolina, saiu com o título ao vencer o Barbosa Lima, de Recife. No feminino, o duelo foi vencido pelo Anglo Líder, do Recife, contra o ECAM, de Olinda.

Já a quadra do colégio Cardeal foi a casa das finais do basquete. Por lá, a equipe feminina do colégio BJ, de Recife, sagrou-se campeã ao vencer o Luiz Gonzaga, de Araripina. No masculino, o desafio entre os donos da casa, Cardeal de Arcoverde e Salesiano de Recife, os visitantes levaram a melhor. “A Secretaria está fazendo um excelente trabalho, motivando, dando o suporte necessário, estrutura, coisa que a gente chegou a não ter nas primeiras edições dos Jogos Escolares. E para a gente é muito importante isso aqui, como mais uma forma de todos serem vistos nacionalmente”, ressaltou o treinador de basquete Guilherme Negreiros, do Colégio Salesiano de Recife, classificado para a disputa nacional.

Durante as decisões do basquete, a quadra do Colégio Cardeal recebeu uma visita mais do que especial nas arquibancadas. Com quatro mundiais e cinco Olimpíadas no currículo, Adrianinha acompanhou as duas finais. “Eu, como atleta, que torce sempre pelo esporte, fico muito feliz em ver isso aqui. Além do lado da saúde, tem a questão de formar cidadãos, é como um incentivo para tirar de muitos aspectos que podem atrapalhar a vida da criança e do jovem lá fora”, comentou a ex-armadora da seleção brasileira.

Resumo
  • 1.500 alunos/atletas participaram das finais
  • 63 escolas foram representadas na primeira etapa da disputa
  • 50 colégios se fizeram presentes nas finais
As equipes

Basquete

Masculino: Colégio Salesiano (Recife)
Feminino: BJ Colégio e Curso (Recife)

Futsal

Masculino: Colégio Hermon (Olinda)
Feminino: Escola Marechal Antônio Alves Filho (EMAAF) (Petrolina)

Handebol

Masculino: Colégio Dom Bosco (Petrolina)
Feminino: Colégio Anglo Líder (Recife)

Vôlei

Masculino: Escola Noronha Filho (Barreiros)
Feminino: Colégio DOM (Olinda)