Brasil e Rússia nunca estiveram tão próximos Com goleada histórica diante do Uruguai, seleção fica a um passo de garantir a vaga na Copa do Mundo

Publicação: 24/03/2017 03:00

Volante Paulinho marcou três dos quatro gols da seleção brasileira (DANTE FERNANDEZ/AFP)
Volante Paulinho marcou três dos quatro gols da seleção brasileira
A matemática ainda não crava. Mas a vaga para a Copa do Mundo é, praticamente, certa. A recuperação da seleção brasileira sob o comando de Tite chegou ao seu ápice, ontem, de maneira emblemática. O histórico Estádio Centenário, em Montevidéu, teve todos os ingressos vendidos para assistir a mais uma atuação de peso de um time pentacampeão mundial. Capitaneado por Neymar, com três gols de Paulinho e presença segura de Diego Souza, nos minutos finais, o Brasil goleou por 4 a 1 o Uruguai, até então invicto em casa. Na Era Tite, são oito jogos com oito vitórias. Quatro delas seguidas como visitante, algo nunca antes alcançado nas Eliminatórias.

A partida, desde o início, foi do Brasil. Ainda que, em um vacilo de Marcelo, Cavani tenha sofrido e convertido um pênalti aos nove minutos. Foi um dos raros momentos de superioridade da Celeste. Em seguida, o domínio quase que absoluto da camisa verde e amarela veio com a assinatura de Tite. Quem nunca criticou Paulinho? Mas foi ele, a grande aposta do treinador, que começou a encaminhar a vitória do Brasil. Um chutaço de fora da área, aos 18 minutos. Em seguida, no segundo tempo, apareceu como um centroavante para aproveitar o rebote do chute de Firmino.

A essa altura, o Uruguai também já via um Neymar endiabrado e só parado com falta. Mas, em uma delas, ele escapou em velocidade e, por cobertura, encobriu Martín Silva para fazer o terceiro gol.

DIEGO SOUZA
O meia do Sport entrou em campo aos 43 minutos da etapa final. Teve tempo para criar duas boas jogadas como pivô em quatro minutos que esteve em ação. Em uma delas, chegou a dar um passe de peito para Paulinho. Aos 47, o próprio Paulinho foi quem usou o peito para cravar uma goleada histórica.

Ficha

Uruguai 1

Martín Silva; Maxi Pereira, Coates, Godín e Gastón Silva; Vecino, Arévalo Ríos, Sánchez (Hernández) e Rodríguez; Rolán (Stuani) e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez.

X

Brasil 4

Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Philippe Coutinho (Willian), Paulinho, Renato Augusto (Fernandinho) e Neymar; Firmino (Diego Souza). Técnico: Tite.

Estádio: Centenário, em Montevidéu. Árbitro: Patricio Loustau (Argentina). Gols: Cavani (9' do 1T) (URU); Paulinho (19' do 1T; 6' e 47' do 2T) e Neymar (29' do 2T) (BRA). Cartões Amarelos: Maxi Pereira, Godín, Coates (URU); Casemiro, Marcelo, Daniel Alves (BRA).

Resultados

13ª rodada

Colombia    1 x 0    Bolivia
Paraguai    2 x 1    Equador
Argentina    1 x 0    Chile
Venezuela    2 x 2    Peru

CLASSIFICAÇÃO
                    P    V    SG

  1. Brasil        30    9    22
  2. Uruguai     23    7    10
  3. Argentina   22    6    3
  4. Colombia   21    6    1
  5. Equador     20    6    5
  6. Chile         20    6    3
  7. Paraguai    18    5    -5
  8. Peru          15    4    -2
  9. Venezuela   7    2    -22
  10. Bolivia         6    1    -15