Federer faz história... de novo! Aos 35 anos, o suíço conquistou a 90ª taça de simples da carreira ao ser campeão no Masters 1.000 de Indian Wells pela 5ª vez

Publicação: 20/03/2017 03:00

Sérvio derrotou na final o compatriota Stan Wawrinka por 2 sets a 0, confirmando sua boa fase após voltar às quadras (MATTHEW STOCKMAN/AFP)
Sérvio derrotou na final o compatriota Stan Wawrinka por 2 sets a 0, confirmando sua boa fase após voltar às quadras
Campeão do Aberto da Austrália em janeiro, Roger Federer escreveu ontem, nos Estados Unidos, mais um capítulo de glória de sua impressionante carreira. O tenista suíço venceu o seu compatriota Stan Wawrinka por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/5, após 1h20min, para faturar o título do Masters 1000 de Indian Wells.

Este foi nada menos do que o 25º troféu de um Masters 1.000 conquistado por Federer, atual décimo colocado do ranking da ATP, e a sua emblemática 90ª taça de simples no circuito profissional. Para completar, o suíço agora comemora a condição de pentacampeão em Indian Wells, onde também ficou com o título em 2004, 2005, 2006 e 2012, se igualando assim também ao sérvio Novak Djokovic como maior vencedor desta competição.

Depois de longo tempo afastado das quadras no ano passado por causa de uma cirurgia no joelho, o suíço assim consolidou ainda mais o seu grande retorno e início de temporada, na qual ampliou o seu recorde de títulos de Grand Slam ao triunfar em Melbourne, no Aberto da Austrália. Foi o segundo troféu obtido por ele em duas finais no ano, no qual só disputou três torneios até aqui - ele também foi surpreendido na segunda rodada do ATP 500 de Dubai, no final do mês passado.

Embora hoje seja “apenas” o décimo colocado da ATP, posição impensável para um tenista que passou anos e anos consecutivos ao menos no Top 3, Federer acabou confirmando o seu favoritismo diante de Wawrinka, pois conquistou a sua 20ª vitória em 23 confrontos com o compatriota, atual terceiro tenista do mundo.

Neste ano mesmo, Federer havia superado o velho conhecido nas semifinais do Aberto da Austrália, onde venceu por 3 sets a 2, para ir à decisão na qual também triunfou em um jogo épico de cinco sets diante do espanhol Rafael Nadal, em janeiro.

Essa também foi a quarta seguida vitória de Federer sobre Wawrinka, que só conseguiu levar a melhor sobre o seu compatriota nos Masters 1.000 de Montecarlo de 2009 e 2014 e na edição de 2015 de Roland Garros, sempre em piso de saibro. Em Indian Wells, por sua vez, o ex-número 1 do mundo já havia superado o próprio Wawrinka em 2011 e 2013.

Histórico
Aos 35 anos, Federer também não ganhava um título de Masters desde 2015, quando faturou a taça em Cincinnati. E, ao ser campeão com esta idade, o suíço se tornou o mais velho tenista a ter conquistado o título em Indian Wells, superando Jimmy Connors, que ostentava esta condição desde 1984, quando ganhou aos 31 anos.

O fenômeno
  • 90º título simples no circuito profissional
  • 25º troféu de um Masters 1.000
  • 5 vezes campeão em Indian Wells