Vale, sim Vanderlei Luxemburgo valoriza final do Pernambucano, contra o Salgueiro, e dá o tom que o Sport deve seguir quarta-feira: "quero ser campeão"

Publicação: 26/06/2017 03:00

Vanderlei Luxemburgo não comandou o Sport em nenhuma partida do Campeonato Pernambucano. Fará isso em apenas um jogo. Nesta quarta-feira, no Cornélio de Barros, vai enfrentar o Salgueiro, na partida decisiva do Estadual. Pode sair do Sertão campeão. Um título que pode ter a mão do treinador apenas em seu último ato. O técnico não escondeu, após a vitória por 1 a 0 sobre o Santos, no último sábado, que pensou na decisão ao escalar o time. Aproveitou para deixar bem claro que valoriza essa final e disse com todas as palavras. “Quero ser campeão”.

A decisão da diretoria do Sport sobre o Pernambucano esteve clara desde a campanha à presidência do atual mandatário Arnaldo Barros: o Estadual seria levado em segundo plano, diante da importância das demais competições. Discurso desconstruído, porém, no decorrer da própria competição. Muito por conta das decisões dos treinadores. Daniel Paulista, Ney Franco e agora Vanderlei Luxemburgo encaram a competição “pra valer”.

Do seu lado, o Salgueiro foi o líder do hexagonal do título. Na semifinal, eliminou o Santa Cruz com propriedade e no jogo da Ilha do Retiro endureceu o trabalho do Sport, arrancando um empate em 1 a 1. Fazer história e tornar-se o primeiro campeão pernambucano do interior, sempre foi a meta do Carcará. Objetivo que falou mais alto, inclusive, dos que as ameaças em não jogar a partida, como forma de protesto pela absurda falta de datas da decisão, remarcada duas vezes.

O técnico do Salgueiro, Evandro Guimarães, também jogou a rodada do Brasileiro pensando na quarta-feira. Mesmo mal na Série C, na lanterna da competição, ele poupou jogadores titulares na partida contra o Sampaio Corrêa, que terminou perdendo por 1 a 0. Luiz Eduardo, Marcos Tamandaré, Daniel e Willian Lira ficaram como opções no banco de reservas. Moreilândia, suspenso, foi desfalque. Todos estarão de volta na decisão contra o Sport. Quem não estará em campo é o meia Valdeir, destaque da equipe sertaneja no Estadual, que deixou o clube após receber uma proposta.

Luxemburgo se arriscou diante do Santos, pensando no Pernambucano. Numa partida importante para o time no Brasileiro, ele decidiu trazer novidades. Como não poderá contar com atletas como Osvaldo e Patrick no Estadual, escalou os substitutos deles como titulares, Lenis e Rodrigo, para dar ritmo. Para completar, ainda trouxe mais duas novidades, Raul Prata e Henríquez, nas vagas de Samuel Xavier e Durval, poupados. “Eu arrisquei. Botei o Raul, Rodrigo e o Lenis porque eles vão jogar contra o Salgueiro. Botei os jogadores porque eles precisavam de ritmo. É um risco que você corre. Nós temos a possibilidade de ganhar (o título) e não podemos deixar isso não acontecer”, esclareceu o treinador.