Fim do rodízio na zaga rubro-negra Após "período de observação", Vanderlei Luxemburgo elege Ronaldo Alves e Henríquez para compor o núcleo do sistema defensivo do Sport

Alexandre Barbosa
alexandre.barbosa@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 18/08/2017 03:00

A alternância entre os três zagueiros do Sport chegou ao fim. Após um “período de observação”, conforme definiu o técnico Vanderlei Luxemburgo, foi decretado o fim do rodízio na zaga do Leão, que agora tem dois titulares definidos: Ronaldo Alves e Henríquez, que já haviam iniciado o jogo com a Ponte Preta e estão confirmados no confronto com o Cruzeiro, domingo, no Mineirão. Durval vai para o banco de reservas, mas o treinador revelou que teve uma atenção especial com o capitão rubro-negro. Segundo ele, os dois tiveram uma “conversa de homem” sobre o assunto.

O fim do primeiro turno do Brasileiro parece ter sido o divisor de águas para Luxemburgo. Nos 20 jogos do Sport sob o seu comando, que incluem também confrontos pela Copa Sul-Americana, a dupla mais utilizada foi Ronaldo Alves e Durval (11 vezes). Mas a que mostrou melhor rendimento, em números, foi justamente Ronaldo e Henríquez, que atuaram juntos em apenas seis partidas, nas quais o time sofreu apenas três gols. Durval e Henríquez, utilizados lado a lado três vezes, teve o pior rendimento, com média de 1,66 gols por jogo.

Embora defensor do rodízio até então, por classificar o nível dos três jogadores como muito equilibrado, Luxemburgo ressaltou a necessidade de ter uma definição sobre a dupla titular. “Preferi definir, porque tem que ter entrosamento. Fiz um rodízio para definir entre jogadores que se equivalem. Não se pode fazer rodízio a vida toda. Em futebol, tem que ter definição”, explicou o treinador. “Mas tem que ter critério e pensamento. A zaga titular é Ronaldo e Boca (Henríquez). Por merecimento, neste momento.”

A conversa com Durval foi franca, segundo Luxemburgo. O treinador lembrou do respeito que o zagueiro tem no mundo do futebol e não descartou um retorno dele à titularidade no futuro. “Durval, pela trajetória dele, é um jogador que nós respeitamos. Chamei ele para conversar e fiz entender que com conto com ele, mas que a zaga titular, neste momento, é o Boca (Henríquez) com o Ronaldo (Alves)”, disse o treinador. “Tivemos uma conversa de homem. Ele é um profissional, homem sério e precisa de respeito. Por isso conversei com ele, que me respondeu que está à disposição para quando eu precisar.”

Treino
Luxa sem mistérios

Numa tarde de novidades no CT do Sport, ontem, o técnico Vanderlei Luxemburgo surpreendeu a todos e fez um treino aberto no qual definiu o time titular que deve enfrentar o Cruzeiro, domingo, no Mineirão. A única mudança com relação ao último jogo, com a Ponte Preta, é a volta de Samuel Xavier à lateral direita após cumprir suspensão no lugar de Raul Prata.