Nadal segue como primeiro Com a passagem para as quartas-de-final do Austrália Open, tenista espanhol se mantém na liderança do ranking mundial da ATP

Publicação: 22/01/2018 03:00

Rafael Nadal levou um susto ontem, mas venceu o argentino Diego Schwartzman e garantiu a vaga nas quartas de final do Aberto da Austrália e a posição de número 1 do mundo. Em seu duelo mais complicado em Melbourne até agora, o espanhol perdeu o seu primeiro set e precisou de 3 horas e 51 minutos para superar o 26º do ranking por 3 sets a 1 – com parciais de 6/3, 6/7 (4/7), 6/3 e 6/3.

Com a vitória, Rafael Nadal não perderá a liderança do ranking ao fim do primeiro Grand Slam do ano, mesmo que o suíço Roger Federer se sagre campeão. A disputa pela primeira colocação ficará para os próximos torneios do circuito profissional, provavelmente nos Masters 1000 de Indian Wells e Miami, ambos nos Estados Unidos.

Nas quartas de final na Austrália, Nadal terá pela frente o seu maior desafio em Melbourne até agora. Vai enfrentar o croata Marin Cilic, atual vice-campeão de Wimbledon. Cilic, número 6 do mundo, avançou na chave ao superar outro espanhol, Pablo Carreño-Busta, em outra batalha de quatro sets: 6/7 (2/7), 6/3, 7/6 (7/0) e 7/6 (7/3).

Será o sétimo duelo entre Marin Cilic e Rafael Nadal no circuito profissional. O espanhol leva boa vantagem com cinco vitórias contra apenas uma do croata, obtida em 2009. Os dois últimos confrontos foram disputados no ano passado, com triunfos do número 1 do mundo.

FEMININO
Foram três vitórias e duas derrotas. Para Beatriz Haddad Maia, a sua primeira participação no Aberto da Austrália foi positiva, com “lições” e “aprendizados” importantes para a sequência da temporada e para a disputa dos próximos torneios de Grand Slam.

“Consegui vencer mais uma primeira rodada de Grand Slam. Nas duplas foram duas. Foi bom, mas poderia ter sido melhor. Serviu de aprendizado e lição para os próximos torneios”, declarou Bia Haddad Maia, que se despediu de Melbourne ontem.