Sob os olhares e análise de Paulo César Gusmão Santa Cruz faz sua estreia em casa na Série C contra o Atlético-AC neste domingo, com seu novo técnico apenas como espectador

Daniel Leal
daniel.leal@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/04/2018 03:00

O Santa Cruz viveu uma semana intensa. Primeiramente, com a surpresa do pedido do técnico Júnior Rocha para deixar o clube. Em consequência, passou-se à busca acelerada por um substituto. Incógnita momentaneamente preenchida pelos treinamentos ao longo dos últimos dias comandados pelo interino Adriano Teixeira. Até a concretização da contratação de Paulo César Gusmão para comandar a equipe. Em meio aos bastidores agitados, o time foi blindado e imerso em dias intensos de preparação. O suficiente fazer o Tricolor pronto para estreia na Série C no Arruda, às 18h30 deste domingo, contra o Atlético-AC.

Para esta primeira partida, o novo treinador coral ficará como espectador. Sem a obrigatória regularização junto à CBF para ficar à beira do gramado, PC Gusmão irá acompanhar o jogo de um camarote no estádio. As orientações, bem como a escalação e a preparação da equipe ficaram a cargo de Adriano Teixeira, que deverá repetir a mesma escalação do time que empatou com o Náutico na estreia do Brasileiro.

"A tendência é manter mesmo uma base. Se tiver algum tipo de mudança é muito pouco. Não vou mudar muito a estrutura do que o time vem fazendo. A posição, inclusive, vai ser do Adriano (Teixeira), que é da comissão técnica permanente e tem muito mais embasamento e fundamento para montar a estrutura da equipe”, reconheceu PC Gusmão.

O primeiro contato com o elenco foi na sexta-feira. Após um papo inicial com os jogadores, acompanhou sentado na arquibancada da Arena de Pernambuco. Fez observações pontuais durante o intervalo. Ao fim do trabalho, em entrevista coletiva, elogiou o grupo e a base deixada por Júnior Rocha. "A gente foi dando uma mexida de acordo com o que estava olhando, vendo a dinâmica do time. Hoje o dia foi bastante produtivo. Pude conhecer um pouco das características dos jogadores e do grupo em geral”, disse.

Embora apareça nos banners promocionais em que o Santa Cruz convocou a torcida para o jogo contra o Atlético, o volante Carlinhos Paraíba, principal contratação coral no ano, deverá ficar como opção no banco de reservas. Fisicamente apto a entrar em campo, o atleta de 35 anos iniciou os treinos ao longo da semana no time reserva, mas sempre acabou entre os titulares. Apesar de a reestreia não estar assegurada, ele ressaltou confiança em um bom resultado em casa.

“Sabemos das dificuldades, pois o time que vai jogar fora na maioria vezes vai fechado. Mas o Santa Cruz é um time cotado a subir, todo mundo aqui no clube tem o pensamento de subir o time e em casa não tem outro resultado senão a vitória”.
 
Adversário
Após estreia com vitória sobre o Remo, o Atlético-AC lidera o Grupo A ao lado do Confiança e do Globo. Satisfeito com a atuação do time na estreia do Campeonato, o treinador da equipe, Álvaro Miguéis, pretende repetir a mesma escalação da última rodada. A única novidade prevista é o retorno do atacante Polaco, que estava lesionado. A única baixa ficará por conta do próprio técnico Álvaro, que está suspenso. O time será conduzido à beira do gramado pelo auxiliar e preparador físico Maurício Carneiro.