COPA 2018 » Duelo que vale a liderança do grupo Já classificadas, as seleções de Rússia e Uruguai se enfrentam hoje em um confronto do melhor ataque contra a melhor defesa da chave

Publicação: 25/06/2018 03:00

De um lado, um time sensação, afinal de contas, os donos da casa surpreenderam com duas vitórias elásticas. Do outro lado, uma equipe de tradição, mas que ainda não mostrou um futebol de encher os olhos na Copa. Rússia e Uruguai se enfrentam hoje em uma situação cômoda. Com 100% de aproveitamento e a classificação já garantida, as seleções duelam pela primeira colocação do Grupo A, às 11h, em Samara. Ainda que sem pressão de ambos os lados, o jogo promete emoção, já que os russos têm o melhor ataque do grupo, enquanto os uruguaios contam com a melhor defesa.

A Rússia soma oito gols nos dois primeiros jogos, tem o melhor ataque do grupo e está empatada com a Bélgica em toda a competição. Os donos da casa chegaram à Copa amargando jejum de sete partidas e só voltaram a vencer na estreia do Mundial, por 5 a 0 contra a Arábia Saudita. Na segunda rodada, bateram o Egito por 3 a 1.

Na partida de hoje, os russos precisam de um empate diante do Uruguai para garantir o primeiro lugar do grupo. Mas o treinador garante que vai entrar com força máxima para o confronto. “Estamos nos preparando para esse jogo exatamente do mesmo jeito. Nossa classificação não significa nada. Quem estiver melhor preparado vai jogar. Nossa equipe médica vai nos aconselhar, mas não vou fazer nenhuma mudança em especial”, disse

Mas a força do ataque russo vai precisar superar a melhor defesa do grupo. O Uruguai, apesar de não ter brilhado ainda na parte ofensiva, ganha destaque na defesa e não sofreu nenhum gol. Junto com Croácia e Suécia, tem a melhor defesa do Mundial. Como ganhou de 1 a 0 para Egito e Arábia Saudita, precisa vencer para conquistar a liderança, já que a Rússia leva vantagem no saldo de gols. O técnico Oscar Tabárez não vê relevância na Celeste ainda não ter deslanchado na Copa. “Estamos conscientes de que as atuações coletivas que tivemos não correspondem ao que podemos fazer. Estamos muito calmos porque tais situações têm acontecido conosco, como na Copa América de 2011. Empatamos jogos na primeira fase, não brilhamos muito, mas acreditávamos em cada um. Pegamos a Argentina na casa dela e passamos”, disse.

Tabárez precisará fazer alterações. O zagueiro María Gímenez é desfalque garantido por conta de dores musculares e deve dar lugar a Sebastián Coates. Ele minimiza as alterações, mas sabe que enfrentará um adversário de qualidade. “A seleção russa cresceu. Como sempre acontece no futebol, melhoraram quando encontraram dificuldades e mostraram um jogo contundente. Por mais que a classificação não esteja em jogo, é um teste que vamos ter para tentarmos melhorar”, analisou.

Palpite do Superesportes
Empate

11h
Rússia x Uruguai