117 anos emocionando gerações Fundado por Guilherme de Aquino Fonseca, o Sport Club do Recife foi o primeiro clube surgido no estado de Pernambuco para a prática do futebol

Pedro Alves
Especial para o Diario
pedroalvesn99@yahoo.com.br

Publicação: 13/05/2022 03:00

Hoje completam-se 117 anos do dia em que Guilherme de Aquino fundou o Sport Club do Recife, o primeiro clube voltado para a prática do futebol em Pernambuco. Nesses 117 anos, o time vermelho e preto enche seu torcedor de orgulho.

Ao retornar de seus estudos na Inglaterra, onde travou contato com o futebol, Aquino resolveu trazer a modalidade ao Recife. Chegou a procurar o Náutico, então um clube de remo, e que não demonstrou interesse. Assim, resolveu fundar o próprio clube, que adotaria o leão como mascote apenas em 1919, ao vencer o Troféu Leão do Norte, em Belém (PA) contra um combinado formado por jogadores do Remo e do Paysandu.

O primeiro encontro terminou empatado por 3 a 3, o que forçou um jogo de desempate. Os pernambucanos venceram por 3 a 2. Inconformados com a derrota, os paraenses tentaram ficar com o troféu de qualquer jeito, o que terminou por danificar a peça, mas que acabou ficando mesmo na Ilha do Retiro, onde se encontra até hoje.

De lá para cá foram 42 títulos estaduais - o maior vencedor de Pernambuco -, três Copas do Nordeste e três conquistas nacionais: um Brasileiro (1987), uma Copa do Brasil (2008) e uma Série B (1990).

Para comemorar o seu centésimo sétimo aniversário, o Conselho Deliberativo do Sport organizou a tradicional missa em Ação de Graças, que vai acontecer às 16h, na imagem de Nossa Senhora de Fátima localizada na sede do clube. O evento será aberto aos sócios torcedores.

Após a realização da missa de ação de graças, às 18h, será iniciada a sessão solene do Conselho Deliberativo, onde o presidente, Silvio Neves Baptista será o orador. Logo na sequência será dado início às festividades com uma salva de fogos e o tradicional corte do bolo.

“É uma festividade aberta para o torcedor do Sport. Nós adiantamos tudo isso para mais cedo por conta do jogo às 21h30”, disse o vice-presidente do Conselho, Gustavo Oiticica.

Para acompanhar a partida contra a Chapecoense, o Sport organizou o “Cine Ilha”, onde será transmitido o confronto para sócios, de forma gratuita, e não-sócios, com valor de R$ 25. Oiticica espera um bom público para prestigiar o tradicional evento de comemoração de aniversário do clube, que não acontece há dois anos devido à pandemia.

“Esperamos um público bom. É um evento solene de aniversário do clube, que sempre é prestigiado”, completou.