Mais tricolores no Arruda no domingo Vistoria dos Bombeiros no estádio do Santa Cruz libera mais 12 mil torcedores no anel inferior; Expectativa hoje é para a liberação do anel superior

Felipe Holanda
Especial para o Diario
esportes@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 05/08/2022 03:00

A celeuma envolvendo a abertura do anel do superior do Arruda continua. Após conseguir ampliar a capacidade do estádio de 20 mil para 32 mil no anel inferior, o Santa Cruz recebeu uma nova visita do Corpo de Bombeiros para efetivar a reabertura do anel superior já para o jogo contra o Tocantinópolis, domingo que vem, pelas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro.

Após decreto do Governo, flexibilizando as as regras de combate a incêndio e pânico nos estádios, a expectativa aumentou. Consideravelmente. A última vistoria do Corpo de Bombeiros, no entanto, só liberou o anel inferior. Hoje, será feita revisão para bater o martelo em relação ao superior, o que significaria algo em torno de 14 mil torcedores a mais.

Uma parte do que foi publicado no Diário Oficial da União de ontem diz que “para os estádios, poderão ser aplicados os parâmetros mínimos de segurança estabelecidos no Guia de Recomendações e Parâmetros e Dimensionamento para Segurança e Conforto em estádios de futebol”.

A decisão governamental continua acrescentando que é regular uma ampliação de público “proporcionada” aos estádios que se ergueram antes do novo regulamento. A condição é que respeite os parâmetros de evacuação, que é justamente o que pedem os Bombeiros: novas saídas de emergência e placas de sinalização. Se concretizado, o jogo pode ter mais de 50 mil torcedores presentes.

“A gente sempre esperou esse momento (de jogar com o Arruda lotado). Fizemos uma oração desde o primeiro momento. Na ocasião, o torcedor não podia ir aos estádios. Desta vez, essa possibilidade vem ficando bem próxima, bem real. Se acontecer, vai ser muito bom pra gente, pra torcida do Santa Cruz, matar essa saudade do Arruda, do anel superior, caso se concretize. A gente está torcendo muito para que isso aconteça. Para que no domingo a gente tenha mais apoio ainda”, destacou o goleiro Jefferson.

Em meio à incerteza que já se arrasta por mais de quatro meses, os funcionários do clube seguem fazendo reparos e correm contra o tempo para que domingo a festa do Arruda seja ainda mais bonita. A primeira partida tem mando do Santa, enquanto o jogo de volta contra o Verdão do Norte acontece no fim de semana seguinte, em Tocantinópolis, ambos às 16h.

OITAVAS DE FINAL - SÉRIE D

SÁBADO

15h Portuguesa-RJ X Nova Venécia

DOMINGO

15h Lagarto X Amazonas
15h Real Noroeste X Caxias
16h Santa Cruz X Tocantinópolis
16h Paraná X Pouso Alegre
16h Bahia de Feira X São Bernardo
16h América-RN X Moto Club
19h Rio Branco-AC X ASA