A lista de Tite Com poucas surpresas, técnico da Seleção Brasileira divulgou a convocação dos 26 jogadores que irão para o Catar em busca do hexa na Copa do Mundo

Felipe Holanda
Especial para o Diario
esportes@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 08/11/2022 03:00

A contagem regressiva da Copa do Mundo 2022 chega à sua reta final. Buscando o tão sonhado hexacampeonato, a Seleção Brasileira já ganhou corpo - e nomes - para a 22ª edição do mundial, que acontece no Catar, a partir do dia 20 de novembro. Serão 26 jogadores representando o Brasil, todos anunciados ontem pelo técnico Tite, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Como não podia ser diferente, a lista dos atletas contou com algumas surpresas, além de polêmicas (veja a relação completa nas páginas 14 e 15). Tite foi de nomes seguros, que sempre participam das convocações, a alguns mais inesperados, casos do atacante Gabriel Martinelli, do Arsenal-ING, e de Roberto Firmino, do Liverpool-ING, que ficou de fora.

Mas Tite tratou de depositar confiança em Martinelli que, de fato, fez uma boa Premier League pelos Gunners. “Tem sido um dos destaques do Arsenal na primeira colocação da Premier League, um jogador do lance individual, da transição em velocidade. Teve duas convocações e se manteve em alto nível”, falou.

Quem também poderia ter sido ausência é o atacante Richarlison, do Tottenham-ING, que está lesionado, mas mesmo assim se garantiu na Copa. O médico da Seleção, Rodrigo Lasmar, entretanto, tranquilizou os torcedores em relação a Richarlison. Para Lasmar, o período de recuperação do jogador está dentro do protocolo.

Discurso que foi reforçado por Tite. “Temos uma responsabilidade de transparência e passar informações verdadeiras a vocês. Não só o Richarlison, não só com o Dani (Daniel Alves), a orientação foi feita com todos os atletas no aspecto de melhoria física”.

Nove remanescentes

Única a ter participado de todas as Copas, a Seleção costuma aproveitar a experiência de seus jogadores de um Mundial para o outro. Em relação a 2018, na Rússia, são nove remanescentes ao todo .Os goleiros Alisson e Ederson, o lateral Danilo, os zagueiros Thiago Silva e Marquinhos, os meias Casemiro e Fred e os atacantes Neymar e Gabriel Jesus estiveram na equipe que foi derrotada pela Bélgica, nas quartas de final, após revés por 2 a 1.  

A apresentação dos convocados acontece no dia 14 de novembro, em Turim. No dia 19, o Brasil vai pra Doha, no Catar. O duelo de estreia será no dia 24, diante da Sérvia, pela primeira rodada do Grupo G. A chave é composta por Suíça e Camarões, que também vão se enfrentar na mesma data.