Começa hoje o Pan 2023 do Chile, em Santiago Abertura oficial do evento está marcado para acontecer às 20h no Estádio Nacional. Brasil embarcou com a maior delegação da história na disputa

Publicação: 20/10/2023 03:00

Os jogos Pan-Americanos de 2023 começam hoje, em Santiago, no Chile. O evento, que em várias modalidades vale vaga para os jogos olímpicos de Paris, em 2024, será disputado até 5 de novembro. Mais de 7 mil atletas estarão no país para os jogos que contarão com a presença de 41 países e 58 modalidades. O Brasil conta com a maior delegação da história no exterior com 1020 pessoas — 633 atletas, 263 oficiais de confederações e 124 oficiais do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Na edição de 2023 dos jogos, serão disputadas 58 modalidades diferentes, sendo destas 47 do programa Olímpico e 11 não-Olímpicas). Além disso, três modalidades aparecerão pela primeira vez no Pan-Americano: breaking, escalada e skate.

O nadador Fernando Scheffer e a tenista Luisa Stefani, ambos medalhistas olímpicos em Tóquio, serão os porta-bandeiras da delegação brasileira na abertura dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. A dupla foi anunciada na última quarta-feira (18) pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). A cerimônia que abre o Pan terá início às 20h30 (horário de Brasília) de hoje, no Estádio Nacional do Chile.

Por meio de sua conta no Instagram, Stefani disse estar honrada com a oportunidade de levar o símbolo nacional na abertura do Pan. A paulista faturou medalha inédita inédita para o país nas duplas, ao levar o bronze em Tóquio, ao lado conterrânea Laura Pigossi. “Fiquei muito feliz e emocionada com esse convite. Fazer parte do Time Brasil e carregar nossa bandeira ao lado de tantos atletas que eu cresci me inspirando [neles] é uma grande honra. Espero que a missão dê certo”, disse a tenista, de 26 anos.

Onde assistir
O evento não será transmitido em nenhum canal de televisão, seja aberto ou fechado. Contudo, será transmitido via Canal Olímpico do Brasil e na CazéTV, ambos no Youtube. (Correio Braziliense)