Chave já está virada Classificados para as quartas de final da Copa do Nordeste, Sport e Náutico dão uma pausa no Regional, pois amanhã começam a decidir o Estadual

MARCOS LEANDRO

Publicação: 29/03/2024 03:00

Após a definição dos confrontos das quartas de final da Copa do Nordeste - o Sport vai jogar em casa contra o Ceará e o Náutico fora de seus domínios diante do Bahia -, rubro-negros e alvirrubros “viram a chave” para a decisão do Campeonato Pernambucano. O primeiro jogo da final será amanhã, nos Aflitos. O duelo da volta será dia 6 de abril, na Arena de Pernambuco. Nas duas partidas, apenas a torcida do time mandante poderá comparecer ao estádio, determinação da Federação Pernambucana - em consonância com a Secretaria de Defesa Social (SDS) para tentar minimizar a violência das torcidas organizadas.

Os dois times já se enfrentaram duas vezes neste ano e a balança está favorável para o Timbu. O Náutico venceu o jogo pela 1ª fase do Estadual por 1 a 0, nos Aflitos. Já no embate pelo Nordestão, as duas equipes empataram por 2 a 2 na Arena de Pernambuco.

Será a 20ª vez que o Clássico dos Clássicos vai decidir o Campeonato Pernambucano. Aí a vantagem é leonina, com 12 taças conquistadas, contra sete do rival. Os dois últimos encontros foram em 2019 e 2021, ambas com necessidade dos pênaltis para a definição do campeão. O Sport levou a melhor em 2019, o Náutico em 2021, quebrando um longo jejum - a última vez que os alvirrubros tinham superado o rival na final local havia sido no hexa, em 1968.

Consciente da oscilação que o time vem demonstrando, apesar das vagas na final e nas quartas da Copa do Nordeste, o técnico Allan Aal promete uma equipe mais lutadora na decisão. “Temos que ficar chateados (oscilação na temporada), isso mostra o nosso caráter de querer vencer, mas temos que virar a página. Vamos para o jogo (contra o Sport) com igualdade. Jogar em casa é muito importante e vamos encarar um dos principais rivais no estado. Vamos para a decisão com total força e acredito que com o apoio total da torcida”, enfatizou o pressionado Allan Aal.

Do lado do Sport, o treinador argentino Mariano Soso mostrou empolgação após a boa vitória sobre a Juazeirense por 3 a 0 pela Copa do Nordeste. “O desenvolvimento da nossa ideia está cada vez mais consistente e isso gera comportamentos mais identificáveis. Estamos mais perto do que nós temos como objetivo, que são as produções de resultados. O que é mais significativo é a forma como nós estamos fazendo isto. Nosso modelo de jogo sempre está em evolução e que temos sido capazes de dar passos à frente”, disse.