DIARIO ESPORTIVO » Feijão com arroz

por Léo Medrado
leomedrado@cbnrecife.com
@leomedradope

Publicação: 29/03/2024 03:00

Hoje, pra quem é católico, não é dia de carne. Peixe passa a ser o prato principal. Alguns vão preferir camarão. Outros, lagosta. Mas a grande maioria dos brasileiros gosta mesmo é de um bom feijão com arroz. Um prato simples e eficaz para saciar a fome. Pois bem. Dorival Júnior adora essa combinação. Define o time titular e só muda em caso de extrema necessidade. Esse é o futebol. Nesse mundo, o feijão com arroz significa simplicidade. Cada um na sua função, fazendo o melhor que pode. Tendo iniciativa, atitude, sendo solidário e se impondo dentro de campo. Falta esse baião-de-dois pros treinadores que farão a final do Estadual. O gringo foge tanto ao trivial que colocou o time em campo em 21 jogos na temporada. E escalou 21 equipes diferentes pra iniciar essas partidas. O brasileiro mostra insegurança e não passa confiança pro grupo jogar o que sabe. Enxerga um jogo diferente da realidade em cada rodada e perde o crédito dos jogadores. Pela invencionice nas escalações e mudanças, Mariano Soso e Allan Aal vivenciam algo inusitado. Classificam o time nas duas competições, Copa do Nordeste e Pernambucano, mas não conseguem agradar os seus próprios torcedores. Duas perguntas: Inventarão nas finais? A outra: os dirigentes ficarão passivos se isso acontecer?

Desequilíbrio
Após o fim da primeira fase da Copa do Nordeste, os confrontos das quartas de final foram definidos. Os quatro melhores colocados dos dois grupos da competição avançaram para a próxima fase, que tem data prevista para acontecer nos dias 10 e 11 de abril. O desequilíbrio entre as duas chaves chamou muito a atenção, fato que não é comum.

Muito ponto...  pouco ponto
Em termos de comparação, o segundo colocado do Grupo B, o Fortaleza, conquistou menos pontos que o último colocado do Grupo A, o Ríver-PI. O Tricolor do Pici fez oito pontos e se classificou, enquanto o Galo Carijó acumulou dez e está fora. Em uma hipotética tabela unificada, somente o Bahia se classificaria para as quartas de final do Nordestão pelo Grupo B.

Oito na briga
O Bahia, que será o adversário do Náutico nas quartas de final, teve a melhor campanha, com 18 pontos. O Sport somou 17. O Leão vai pegar o Ceará na próxima fase. Os outros confrontos serão: Fortaleza x Altos e CRB x Botafogo-PB. Caso passem, Sport e Fortaleza se enfrentam nas semis. O Timbu, se surpreender o Bahia, vai topar com alagoanos ou paraibanos. Façam suas apostas!

Goleadores
O artilheiro do Nordestão até agora é o eficiente Anselmo Ramon. O centroavante do CRB já balançou a rede cinco vezes. Gustavo Coutinho (Sport), Erick Pulga (Ceará) e Vinícius Barata (Maranhão) têm quatro tentos marcados cada. Quem vai mais longe?