SDS anuncia medidas para a decisão local O reconhecimento facial será a grande novidade para os dois jogos da final do Campeonato Pernambucano deste ano entre Sport e Náutico

WILSON MARANHÃO

Publicação: 28/03/2024 03:00

Reconhecimento facial, reforço na escolta das equipes e policiais disfarçados. Esse será o modelo de segurança que será adotado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) para as finais do Campeonato Pernambucano. No próximo sábado (30), Náutico e Sport começam a decidir o torneio, com o primeiro jogo nos Aflitos. A segunda partida será no dia 6 de abril, na Arena de Pernambuco. Nos dois jogos, apenas a torcida do time mandante poderá comparecer ao estádio.  

A SDS anunciou ontem o planejamento operacional das forças de segurança do Estado para os dois Clássicos dos Clássicos. A principal novidade será o uso de câmeras de reconhecimento facial para detectar torcedores que estejam com mandados de prisão em aberto pelo cometimento de crimes. Serão instalados dois equipamentos em pontos estratégicos dos Aflitos. As imagens serão compartilhadas em tempo real com o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo a SDS, se algum torcedor que estiver com processo na Justiça em aberto, poderá ser identificado e preso pelos PMs pelo cumprimento do mandado. “O reconhecimento facial será utilizado nas duas partidas da final. O objetivo é fazer o rastreamento de pessoas que estão com mandados de prisão em aberto. Além disso, temos um importante emprego dessa tecnologia na prevenção ativa. Quando a gente utiliza esse equipamento, torcedores que estejam com impedimentos não têm acesso ao evento em praças esportivas”, destacou o coordenador do GT Futebol da SDS, coronel Alexandre Tavares.

Mesmo o jogo sendo nos Aflitos, a PM contará com o reforço de policiais nos arredores da Ilha do Retiro. O foco será no reforço do policiamento durante a partida, já que torcedores do Sport irão até a praça esportiva para acompanhar o clássico em telões. Haverá um reforço de policiais que farão a escolta das delegações de Náutico e Sport.