DIARIO ESPORTIVO » A "matendência" do Sport

por Léo Medrado
leomedrado@cbnrecife.com
@leomedradope

Publicação: 18/09/2024 03:00

Permitam-me criar o termo acima que significa o mix de matemática com tendência. O Sport precisa de 21 pontos para atingir os 63 necessários pro acesso. Tem 13 partidas por jogar, 7 delas com o mando de campo. Precisaria “apenas” fazer o dever de casa. Mas não é tão simples. Na Arena (Ilha) o time rubro-negro enfrentará Goiás, Ceará, Botafogo SP, Guarani, Chape, Santos e Operário PR. Como visitante jogará contra Paysandu, Mirassol, Novorizontino, América MG, Operário e Ponte Preta. Bola por bola, o Sport é melhor que Bota, Guarani, Chape, Paysandu, Ponte Preta e Operário (duas vezes). Terá jogos de seis pontos diante de Goiás, Ceará, Santos, Mirassol, Novorizontino e América. A matendência pode dividir blocos de metas a serem batidas. Pela sequência dos jogos. 1º Bloco (GO, Pay, Mir e CE): 7 pontos; 2º Bloco (Novo, Bota, Gua e Ame): 7 pontos);  3º Bloco (Ope, Chape, Ponte e San): 7 pontos. Resultados além de possíveis, defensáveis. E ainda deixei uma gordurinha pro caso de algum contratempo: o jogo adiado contra o Operário na Ilha. Mantendo a personalidade atuando fora, que demonstrou contra Avaí e CRB; adotando a postura que teve em casa diante de Ituano e CRB; e evitando as falhas individuais que proporcionaram gols bobos aos adversários, o Sport sobe!
 
A Bolha
Eles dominam o atual mercado da bola. Determinam o destino de jogadores e, principalmente, treinadores. Falo sobre os Agentes de Futebol. Um mesmo empresário é responsável por vários treinadores. Hugo Magalhães, por exemplo, é agente de Pivetti, Daniel Paulista, Mazola Jr, Luizinho Lopes, Claudinei Oliveira, Roberto Fonseca, Gilson Kleina e Thiago Carpini, só pra citar alguns. Vejamos o caso de Lisca. Fechou uma parceria com Jorge Machado quando estava no América MG. Depois de um pontual bom trabalho, o maior tempo dele num mesmo clube foi no Vasco: 12 jogos. Foi pro Sport, abandonou o barco pra ir pro Santos: demitido! Conseguiu ir pro Avaí: demitido! Foi pro Vila. Disse ter recusado 21 propostas antes de assumir o time goiano. Caiu com 4 jogos, demitido! E agora está de volta ao América MG. Jarbas Aguiar denuncia há tempos: “há uma ‘bolha’ no comércio de jogadores”. E quem está fora dela, não vai a lugar algum.
 
Darley nos Aflitos
Essa foi a sugestão de Roberto Fernandes para o Gerente de Futebol Rodolpho Moreira Neto. O treinador participou ontem do Traíras e afirmou que indicou o goleiro quando ele estava no banco de Paulo Ricardo no Retrô. Rodolpho alegou que Darley já havia passado pelo clube e não surtiu resultado. Perguntado sobre os possíveis acessos na Série B, Fernandes aposta nos três de São Paulo e acha que o Sport está mais bem cotado que os demais pra subir com Santos, Novorizontino e Mirassol.