Com novo formato, tem início hoje a Champions Principal competição de clubes da Europa, a Champions League aposta em mais confrontos entre os grandes para combater a ameaça da criação da Superliga

Publicação: 17/09/2024 03:00

Com o objetivo de dar mais emoção à primeira fase do torneio e afastar a ameaça da Superliga, a Liga dos Campeões da Europa começa hoje com um novo formato, com mais jogos antes do mata-mata.

O número de clubes participantes passou de 32 para 36. Cada um deles vai enfrentar oito adversários (quatro em casa e quatro fora) e brigar para estar na parte de cima da tabela de classificação unificada e avançar às oitavas de final, segundo o chamado “sistema suíço”, frequentemente utilizado em torneios de xadrez.

Os oito primeiros colocados na primeira fase garantem vaga direta nas oitavas. As equipes que ficarem entre a nona e a 24ª colocação vão se enfrentar em um playoff de ida e volta para avançar.

Um sistema que certamente manterá o suspense até o final, embora não tenha sido unanimidade entre os torcedores, que também ficaram descontentes com as mudanças no popular hino da competição.

Não é segredo que o objetivo desta reformulação da Champions é fazer frente ao projeto da Superliga, um torneio fechado e do qual apenas os grandes clubes do continente participariam.

Um dos argumentos dos defensores dessa nova competição é que não há grandes duelos entre equipes de ponta antes do início do mata-mata.

Com o novo formato, o problema parece solucionado. Hoje, na 1ª rodada, se enfrentam às 13h45 Juventus x PSV Eindhoven e Young Boys x Aston Villa. Já às 16h, é a vez de Sporting x Lille, Bayern de Munique x Dínamo de Zagreb, Milan x Liverpool e Real Madrid x Stuttgart. (AFP).