O resgate do América Seis vezes campeão pernambucano, o Mequinha começa a caminhada na Série A3 Estadual com investimento e em processo de transformação em SAF

CAIO ANTUNES

Publicação: 21/09/2024 03:00

O Campeonato Pernambucano da Série A3 inicia neste sábado (21), com oito clubes na disputa e valendo duas vagas para a Série A2 de 2025. Entre as equipes, o destaque vai para o América. Quarto maior campeão da história do Campeonato Pernambucano, com seis títulos (1918/1919/1921/1922/1927 e 1944), o Mequinha vive nova fase em sua recente história, com forte investimento e em processo para se tornar Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

O clube alviverde da Estrada do Arraial já vem recebendo os investimentos do grupo que irá adquirir a SAF, que tem expectativa de ser concretizada ainda neste ano. Em contato com a reportagem do Diario de Pernambuco, o presidente do América, João Antônio, explicou como vem sendo o processo da SAF no clube e objetivo na disputa da Série A3.

“O processo da SAF já vinha sendo matutado e agora já é uma realidade. Ainda não existe um documento assinado, porém existe confiança mútua entre as partes. O grupo que está fazendo a SAF já está investindo pesado para colocar o América em uma realidade que não existia há um tempo atrás. Provavelmente em dezembro, estamos assinando documentação” explicou o presidente.

A novidade vem como um resgate desse tradicional clube, que vinha em processo de deterioração. De acordo com uma reportagem recente do Globo Esporte, até os troféus do clube foram roubados da sede histórica da rua do Arraial, na Zona Norte do Recife, preservada por ser Imóvel Especial de Preservação (IEP).

Sair da Série A3 é a primeira meta dentro de campo. “O objetivo fundamental este ano é sair da A3 para ir para a Série A2. Para isso, estamos fazendo um time forte e consistente, para que se tenha sucesso. Mas futebol não é uma ciência exata, estamos procurando não gastar tanto assim. Temos esperança de que dê certo para buscarmos classificação para a Série A2”, completou o dirigente.

O comando do time foi entregue ao técnico Adriano Souza, que vem trabalhando com o elenco desde agosto, já visando a competição. Na montagem do plantel, o Mequinha trouxe vários jogadores experientes, como o caso dos meio-campistas Memo e Fabiano. O primeiro conquistou títulos com o Santa Cruz, enquanto o segundo atuou pelo Retrô e em Sergipe.

O América fechou uma parceria com o Náutico e terá o mando de campo no estádio dos Aflitos. O time Esmeraldino é o clube mais velho da competição, com 110 anos de história. A última vez em que esteve na elite foi em 2019.

OUTROS TIMES
Além do América, ainda estarão presentes: 1º de Maio, Águia, Belo Jardim, Caruaru City, Chã Grande, Pesqueira e Sete de Setembro. A Série A3 terá sete rodadas em turno único e as duas melhores campanhas subirão de divisão. A previsão é que competição termine no dia 2 de novembro.