DIARIO ESPORTIVO » Por que saiu do G4?

por Léo Medrado
leomedrado@cbnrecife.com
@leomedradope

Publicação: 14/11/2024 03:00

Porque obteve apenas um pontos nos últimos três jogos. Não atuou bem frente ao América. Teve um jogador expulso, recuou em demasia e três titulares saíram contundidos contra o Operário. Perdeu dez chances efetivas de gol diante da Chapecoense. E os adversários diretos venceram seus compromissos. Essa é a maneira mais coerente que vejo para explicar a saída do G4 por parte da equipe rubro-negra. Não!! Foi por isso não, Léo. Presta atenção no serviço! Vamos às verdadeiras razões. “O time não tem qualidade”. “O elenco não tem qualidade”. “A diretoria contratou errado na janela”. “Pepa é fraco”. “Os jogadores pediram aumento no bicho pelo acesso e tiraram o pé”. O time perdeu a confiança”. O grupo não tem potencial”. Escolha a sua justificativa. Voltando no tempo cinco jogos antes da derrota para o América, todos esses argumentos vão por água abaixo. 0x0 Mirassol (F), 2x1 Ceará (C), 3x1 Novorizontino (F). Dos três imediatamente acima no G4 classificatório, o Sport venceu dois e empatou um, na casa do adversário. Em seguida, vitórias contra Botafogo 3x1 e Guarani 4x0. Não aconteceram erros então? Claro que sim! Contra o América, diretoria e comissão técnica não conseguiram repassar pro grupo o tamanho do jogo e de uma derrota pra Lisca, desafeto da torcida, do presidente e da entidade Sport. Contra o Operário (além da falta de sorte na contusão de três jogadores) houve a infantil expulsão de Titi e a falta de comando de Pepa pra evitar a retranca. E ante a Chapecoense, um mix de falta de concentração e confiança dos jogadores na finalização.  Vamos, escolham um culpado por esse momento rubro-negro: mercenarismo do grupo, janela mal sucedida, qualidade do elenco. Os meus eu escolhi na abertura deste texto.

De favorito a “perronha”
Deixando a passionalidade de lado (daqueles que querem um culpado de todo jeito), é bom lembrar que os sites especializados (?!) que tentam através da equação: matemática + lógica = tendência,  diziam após a vitória contra o Guarani que o Sport tinha 96% na probabilidade para o acesso. Por que será? Em três jogos o time saiu do favorito pro perronha. Isso é análise pro torcedor, que é paixão. Pro cronista esportivo, cabe não...

Dificuldade x Justiça

Série C confirmada para 2025 nos mesmos moldes deste ano. Pros cofres dos clubes, nada bom. São, no mínimo, onze jogos a menos. Náutico, Retrô, ABC, Botafogo PB, Confiança, CSA, Floresta e Itabaiana defenderam um regulamento igual aos das Séries A e B com 38 rodadas. Quem chegar à final no atual regulamento, jogará 27 vezes. Mas quem não se classificar na primeira fase, jogará apenas 19 jogos na competição, né Náutico? Quanto à justiça, polêmica. Com 38 jogos, dificilmente deixará de subir quem render mais. Particularmente, analisando as chances de acesso, prefiro como tá. Classificam-se oito para dois quadrangulares e os dois mais bem colocados, sobem. Melhor!