Novatos da vez Santa Cruz e Náutico já contrataram bastante para a temporada, mas elencos ainda possuem lacunas; Sport está mais tímido e espera desfecho das negociações

MARCOS LEANDRO e HAIM FERREIRA

Publicação: 06/01/2025 03:00

A nova temporada está começando e o torcedor vai precisar de um tempo para se acostumar com as “caras novas” que chegaram para reforçar os elencos, sobretudo de Santa Cruz e Náutico. Do trio de ferro da capital, o Sport ainda está tímido no mercado.

O Leão, após o acesso para a Série A do Brasileiro, decidiu começar o Campeonato Pernambucano, a partir de sábado (11), com a equipe Sub-20.  Enquanto isso, o elenco profissional iniciou a pré-temporada na semana passada. O elenco rubro-negro estará bem modificado em relação ao que conquistou o acesso para a Série A.

Mas se 19 jogadores acabaram deixando a Ilha do Retiro, apenas um reforço foi anunciado oficialmente: o meia-atacante Gustavo Maia, que estava no Náutico em 2024. Já o zagueiro Antônio Carlos (Fluminense) e o lateral-direito Hereda (CRB) estão encaminhados. Os volantes Lizieiro (São Paulo) e Zé Welinson (Fortaleza) também interessam ao Leão.

Além deles, um outro jogador entrou no radar rubro-negro e pode ser anunciado ainda nesta semana. Trata-se do atacante português Gonçalo Paciência. Conterrâneo do técnico Pepa, ele pertence ao Celta de Vigo, da Espanha, mas há quatro meses estava emprestado ao Sanfreece Hiroshima, do Japão. Lá ele marcou quatro gols em 13 jogos.

SANTA E NÁUTICO

Se no Sport as negociações ainda estão acontecendo, na dupla Santa Cruz e Náutico elas já ocorream aos montes. Vale a pena destacar que tricolores e alvirrubros começaram a pré-temporada em novembro de 2024, já que estão em divisões inferiores. Os Corais vão disputar a Série D e o Timbu a Série C.  

No Arruda, foram 19 contratações. Destaque para o goleiro Deivity (ex-Náutico), os zagueiros Everton Sena e Genílson, o volante Wagner Balotelli e os atacantes Douglas Skilo e Jhonatan Ribeiro. Mesmo assim, a estreia na temporada foi frustrante, com derrota por 2 a 1 para o Treze no Arruda no último sábado (04), o que gerou a desclassificação do Santa na Seletiva da Copa do Nordeste.

Para a sequência do ano, mais reforços serão contratados. As carências são na zaga, lateral-esquerda, primeiro volante e atacante.

Já no Náutico, 11 novos jogadores chegaram para agregar ao elenco que teve a permanência de uma base de 2024. Entre as caras novas, destaque para o volante Auremir, que volta ao clube após rodar por várias equipes conhecidas do Brasil. Olho também no zagueiro Fágner Alemão e o meia Geovane.