DIARIO ESPORTIVO » Último ato

por Beto Lago
betolagoipojuca@gmail.com

Publicação: 02/04/2025 03:00

Hoje à noite, a Ilha do Retiro será palco do último ato do Pernambucano 2025. O Sport, em busca de seu 45º título, entra em campo com a vantagem do empate, enquanto o Retrô, que disputa sua terceira final em quatro anos, precisa vencer por um gol de diferença para levar a disputa para os pênaltis ou por dois gols para conquistar seu primeiro título na elite do futebol pernambucano. A vantagem do empate é significativa para o Leão. Porém, cravo como jogo de difícil prognóstico. A Fênix poderia ter sido beneficiada se fosse logo após aquele 3x2 na Arena de Pernambuco. Após ter sofrido dois gols no primeiro tempo, o Retrô reagiu forte, empatou em seis minutos e teve chances para fazer o terceiro. O gol que deu a vitória ao rubro-negro tirou um pouco do ânimo do Retrô, que iria encarar um Sport com a torcida bem desconfiada com time e treinador. Agora, o duelo contra o São Paulo, quando conquistou o ponto no MorumBis, aumentou o crédito de Pepa e cia. Ilha lotada. Torcida rubro-negra animada. A torcida auriazulina querendo estragar essa festa. Tem tudo para ser um grande duelo.
 
Como serão os times?

No time do Sport, a principal dúvida reside na formação tática que o treinador Pepa adotará. Será que ele manterá o esquema 4-1-4-1, que se mostrou eficaz em São Paulo? Com as ausências de Igor Cariús (em protocolo de concussão) e Dalbert (machucado), é provável que Chico ocupe a lateral esquerda, enquanto João Carlos e Lucas Cunha compõem a zaga. No meio-campo, a ausência de Du Queiroz abre espaço para Fabrício Dominguez. O treinador espera contar com Tití Ortiz, Atencio e Paciência para reforçar o ataque do Leão. Por outro lado, o Retrô teve um bom tempo para preparar a melhor tática para surpreender o rival na Ilha do Retiro. Acredito que Mascote comece o jogo como titular, considerando a necessidade de marcar gols. O técnico Wires de Souza, mesmo sem poder estar no banco, conta com a colaboração de Milton Mendes, que assumirá o comando da Fênix na Série C, e que certamente trará suas dicas para essa decisão.
 
Vagas nas Copas

Independentemente do campeão, as vagas na Copa do Brasil 2026 estão garantidas para Sport, Retrô e Santa Cruz. Caso o Sport conquiste vaga direta na terceira fase (título da Copa do Nordeste ou classificação na Série A), abrirá uma oportunidade para o quarto colocado, o Maguary. Para a Copa do Nordeste 2026, se o Sport for campeão, abre uma vaga ao Náutico na fase de grupos, enquanto o Retrô disputaria a pré-Copa com o Santa Cruz. Por outro lado, se a Fênix for campeã, tem presença na fase de grupos e o Náutico na pré-Copa.
 
Sai um, chega outro

Sai Itamar Schülle. E Marcelo Cabo chega, com mais quatro profissionais. Tudo em questão de horas. Dois treinadores com o mesmo perfil de jogo. Decisão do presidente do Santa Cruz, Bruno Rodrigues, mas que deve ter tido o aval dos investidores.