Uma estreia abençoada Com grande atuação do goleiro Felipe Alves, Santa Cruz segura a pressão do Treze e vence por 1 a 0 no Amigão, na estreia da Série D do Campeonato Brasileiro

PAULO MOTA

Publicação: 21/04/2025 03:00

No começo da jornada para, enfim, sair da Quarta Divisão, o Santa Cruz venceu o Treze-PB, por 1 a 0, ontem (20), no estádio Amigão, em Campina Grande, pela primeira rodada do Grupo A3. O gol da vitória coral foi marcado por Israel, no segundo tempo.

Com o resultado positivo, a Cobra Coral aparece em 2º lugar, com três pontos. O Galo da Borborema ocupa a penúltima posição da tabela. O próximo compromisso do Santa Cruz será contra o Horizonte-CE, no domingo (27), às 15h, no estádio do Arruda.

O JOGO

A tônica inicial do confronto foi o Treze-PB tentando impor sua força como mandante. Com maior domínio da posse, o Galo da Borborema utilizava lançamentos longos, buscando explorar o jogo aéreo e os arremates de média distância do meia Dione. Já o Santa Cruz adotava uma postura mais cautelosa, muitas vezes recuado em seu setor defensivo. A Cobra Coral foi praticamente nula no campo ofensivo na etapa inicial - tendo apenas uma chance com Thiago Galhardo, que não conseguiu finalizar bem após um escanteio.

A melhor chance do primeiro tempo foi do alvinegro paraibano. Em uma bela jogada articulada por Arthurzinho, que tabelou com Gaia, o meia finalizou com perigo e exigiu uma grande defesa de Felipe Alves.

O Santa Cruz voltou para o segundo tempo com uma alteração: saiu o meia João Pedro e entrou William Jr. Antes, no primeiro tempo, Pedro Favela, que por pouco não foi expulso, foi substituído por Gabriel Galhardo.

A postura da equipe permaneceu apática, apostando no jogo reativo. O Treze-PB, por outro lado, seguia pressionando no campo de ataque, com destaque para o camisa 10, Dione. O técnico Felipe Surian também acionou Pipico, ex-Santa Cruz.

Quando o momento era de críticas e a equipe coral parecia abaixo, veio o gol tricolor. Após cruzamento de Rodrigues, Israel apareceu bem na área e cabeceou firme, o goleiro Igor Rayan até tentou defender, mas a bola foi morrer no fundo das redes: 1 a 0. Os corais seguraram a grande vitória até o fim.