Esperança do hexa renovada Após longa negociação, CBF anunciou de forma oficial a contratação do técnico italiano Carlo Ancelotti, um dos mais vitoriosos da história

MARCOS LEANDRO

Publicação: 13/05/2025 03:00

No Real Madrid, Carlo Ancelotti ganhou várias taças, inclusive três Champions League (OSCAR DEL POZO/ AFP)
No Real Madrid, Carlo Ancelotti ganhou várias taças, inclusive três Champions League
Após uma arrastada negociação, com idas e vidas, “acertos” e “rompimentos”, Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira. Na manhã de ontem, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a contratação do treinador italiano. Ancelotti é um dos treinadores mais vencedores da história e sua chegada renova as esperanças na conquista do hexa na Copa do Mundo de 2026, após um ciclo conturbado. Desde a saída de Tite, após o Mundial de 2022, Ramon Menezes, Fernando Diniz e Dorival Júnior meteram os pés pelas mãos e fracassaram.

Carlo Ancelotti, de 65 anos,  fará a sua estreia na Canarinho na próxima Data Fifa, em junho, quando a Seleção vai enfrentar Equador e Paraguai. Ele assume o comando dia 26 de maio, dois dias depois do último comprimisso com o Real Madrid pelo Campeonato Espanhol. Vale destacar que nem o Real Madrid nem o treinador se manifestaram. Ancelotti dará uma entrevista hoje pela manhã, véspera do jogo contra o Mallorca. O italiano tem contrato com o Real até 30 de junho de 2026. A rescisão era um dos entraves da negociação entre o técnico, a CBF e clube espanhol.

O italiano entra para uma lista bem curta de estrangeiros que dirigiram o futebol masculino do Brasil. Antes dele, o uruguaio Ramón Platero, o português Joreca e o argentino Filpo Núñez foram os nomes de fora do País que estiveram no cargo. O último deles foi Núñez, há 60 anos, em 1965. Ao todo, os três comandaram sete jogos.

CARREIRA
Depois de título importantes como jogador, destaque para o Italiano com a Roma de Falcão em 1983, Ancelotti iniciou sua carreira de treinador à frente do Reggiana em 1995. No Milan,  ficou por oito anos, empilhando taças, inclusive duas Ligas dos Campeões. No Real Madrid, venceu a Champions mais três vezes. Ganhou títulos também no PSG e Chelsea.