Futebol Feminino em PE no embalo da Copa 2027
Centro de Desenvolvimento exclusivo para mulheres funciona desde março de 2024, no Santos Dumont. Cerca de 200 meninas participam do projeto
CAIO ANTUNES
Publicação: 12/05/2025 03:00
![]() | |
Projeto conta com as categorias sub-15, sub-17, sub-20 e 20+, no Santos Dumont |
Inaugurado no dia 8 de março de 2024, Dia Internacional das Mulheres, o projeto de Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino vem inspirando mulheres e fazendo crescer a modalidade, de olho na Copa do Mundo Feminina de 2027, que será sediada no Brasil e que tem Pernambuco entre as sedes.
A iniciativa acontece no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont e tem como objetivo o desenvolvimento do futebol feminino, sendo exclusivo para mulheres. Ao total, cerca de 200 meninas participam do projeto, com turmas sub-15, sub-17, sub-20 e 20+.
A coordenadora do Centro de Desenvolvimento, Flávia Espínola, detalhou fatos importantes do projeto e pontuou a importância que a Copa do Mundo terá para o sonho das meninas no futebol, em entrevista para o Esportes DP. “Tivemos um quantitativo de atletas muito grande no ano passado, principalmente no início. Teve uma repercussão muito grande por ser o único centro feminino. As meninas normalmente disputam lugar com os meninos para jogar”, destacou.
A iniciativa não deve ser a única focada no desenvolvimento do futebol feminino em Pernambuco. Em entrevista ao Esportes DP, a secretária de Esportes do Governo do Estado, Ivete Lacerda, falou dos próximos passos no desenvolvimento da modalidade e como foi pavimentado o caminho entre o projeto e a Copa do Mundo de 2027.
“O projeto foi criado em março do ano passado já em uma visão que a gente iria ser sede, por toda a estrutura que Pernambuco pode dar para esse momento de Copa do Mundo. Queremos municipalizar esses centros com outros lugares. A herança que essa Copa do Mundo pode deixar é trazer essas meninas para os jogos e fazer elas vivenciarem todo o ecossistema”, destacou a secretária.
O Esportes DP conversou com algumas atletas do centro. “Significa muito para mim, porque é um sonho estar praticando o futebol. Estou muito feliz que a Copa do Mundo vai ser aqui,”, falou a jovem Isadora Santos.
“Eu jogo futebol desde que era pequenininha, todo mundo na minha família gosta de futebol e eu amo jogar futebol. Eu quero ser jogadora de futebol”, falou a jogadora mirim Maria Júlia, de apenas 10 anos.