Cronograma da SAF atrasa e adia Assembleia
Falta do parecer do Conselho Fiscal interfere na apreciação do Deliberativo, postergando, assim, a Assembleia Geral dos Sócios, que vai definir a SAF
PAULO MOTA
Publicação: 11/07/2025 03:00
![]() | |
Cessão definitiva do Arruda à SAF é o ponto de discórdia no Santa |
A proposta da SAF foi apresentada no dia 2 de junho, com previsão de análise pelo Conselho Fiscal e pelo Conselho Deliberativo até o dia 16 do mesmo mês. No entanto, passados 24 dias do prazo, o Conselho Fiscal ainda não emitiu parecer. Com isso, a reunião do Conselho Deliberativo, prevista para ocorrer entre 16 e 30 de junho, também foi adiada, acumulando 10 dias de atraso.
De acordo com fontes ligadas ao clube, o projeto da SAF só será encaminhado ao Conselho Deliberativo após a deliberação do Conselho Fiscal. A indefinição gira, principalmente, em torno de cláusulas contratuais sensíveis, como a cessão definitiva do Estádio do Arruda, o que tem gerado divergências internas.
Em meio ao impasse, uma reviravolta agravou o cenário na quarta-feira (9). O presidente da Comissão Fiscal, Bartolomeu Bueno, anunciou sua renúncia ao cargo. Em entrevista, Bueno alegou ser contrário à cessão do Arruda e afirmou ter sofrido ameaças por seu posicionamento crítico. Com sua saída, a presidência do Conselho Fiscal será assumida pelo suplente Manoel Júnior.
Apesar da estagnação, a expectativa é que a Cobra Coral Participações, responsável pela proposta e o Executivo do clube, emitam uma nota oficial até o fim da semana. A justificativa até o momento é de que as partes ainda discutem detalhes contratuais para que o processo siga para a devida apreciação interna.
Pelo cronograma oficial, a Assembleia Geral dos Sócios - que tem poder final para aprovar ou rejeitar a SAF -, deveria ocorrer em até 45 dias após a reunião do Conselho Deliberativo. Com os atrasos acumulados, no entanto, o calendário está indefinidamente suspenso.