Mudança no calendário dos esportes na Olimpíada
Comitê Organizador dos Jogos Olimpícos de Los Angeles, em 2028, anunciou que o atletismo vai ser realizado na primeira semana, deixando a natação no final
Publicação: 15/07/2025 03:00
![]() | |
Coliseum vai sediar uma Olimpíada pela terceira vez |
A organização dos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 2028 divulgou, ontem, a programação provisória das provas das modalidades que vão ter início daqui a três anos. E a próxima edição reserva algumas surpresas. A principal delas é a inversão da ordem de disputa da natação com o atletismo.
O evento, que terá início no dia 14 de julho, vai contar com as provas de atletismo agendadas na primeira semana de disputas, período que tradicionalmente era destinado aos atletas da natação. Com essa alteração, os competidores vão cair na piscina a partir da semana final. O encerramento dos Jogos estão marcados para o dia 30 de julho.
EXPLICAÇÃO
A justificativa para alterar a ordem de duas modalidades tão tradicionais está na utilização do So-Fi Stadium, local também da cerimônia de abertura, para a natação. Para que a praça esportiva possa estar em condições de receber todas as provas, elas têm de acontecer a partir do dia 22 de julho.
Além disso, os jogos das fases preliminares de algumas modalidades terão início antes mesmo da Cerimônia de abertura do evento. São os casos do futebol, basquete, handebol, rugby, críquete, polo aquático e hóquei na grama.
O calendário tem ainda uma outra mudança no que diz respeito a ordem dos esportes. O tiro esportivo, que normalmente é o primeiro a distribuir medalhas nos Jogos, vai perder essa peculiaridade em 2028.
De acordo com a nova programação do Comitê Organizador, o primeiro pódio em 2028 vai vir do triatlo. A prova vai ser disputada na manhã de sábado do dia 15 de julho, um dia depois da execução da Cerimônia de Abertura.
ABERTURA DUPLA
O Los Angeles Memorial Coliseum e o SoFi Stadium compartilharão a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2028, uma celebração que será realizada em dois locais pela primeira vez. A ideia é combinar história e inovação.
A história, já que o icônico coliseu será o primeiro local a sediar três eventos olímpicos, e inovação, graças aos empreendimentos no SoFi, casa do Los Angeles Rams e do Los Angeles Chargers da liga de futebol americano, que fará sua estreia nos Jogos.
Os organizadores não se referirão ao estádio de SoFi, localizado em Inglewood, perto de Los Angeles, pelo nome do patrocinador. Será chamado simplesmente de “Estádio de Inglewood”. Por sua vez, o Coliseum, inaugurado em 1923, sediou os Jogos Olímpicos de 1932 e 1984 em Los Angeles. A cerimônia de encerramento será realizada em 30 de julho, no Coliseum. (Estadão Conteúdo e AFP).