Mundial chega ao final. Qual foi a herança? Neste domingo, PSG e Chelsea se enfrentam às 16h, na grande final. Os clubes brasileiros sentiram que podem abrir mais o mercado com a disputa nos EUA

CAIO ANTUNES

Publicação: 12/07/2025 03:00

A Copa do Mundo de Clubes está se despedindo após um mês de disputa. E vai deixar saudades. Neste domingo, Paris Saint-Germain e Chelsea entram em campo, às 16h (de Brasília) para disputar a grande final, em Nova Jersey. Tratado como um evento-teste para o Mundial do ano que vem, os estádios dos Estados Unidos ferveram durante a disputa e não faltou emoção. Principalmente pelo lado dos times brasileiros.

Com o encerramento da participação dos clubes do Brasil na competição, a principal discussão do momento é sobre a herança que essa grande competição pode trazer ao futebol brasileiro. Um fator importante é a vitrine que o campeonato deu aos grandes destaques do nosso futebol.

Se o Mundial já era visto com alta compensação financeira, devido às premiações por participação e classificações de fase, esse sentimento ficou ainda mais forte com a possibilidade de vendas de jogadores importantes para o mercado europeu.

Arias despertou interesse do futebol da Inglaterra (FRANCK FIFE / AFP)
Arias despertou interesse do futebol da Inglaterra
O fato de jogadores se destacarem nessa competição abrem portas para o mercado que talvez não existissem em outros momentos. O principal caso pode acontecer com o atacante do Fluminense, Jhon Arias.

O atleta colombiano fez uma Copa do Mundo de alto nível e isso despertou o interesse europeu. Apesar de idade já considerada avançada para os padrões de contratações europeias – 27 anos - Arias pode deixar o futebol brasileiro e ser comprado pelo Wolverhampton, da Inglaterra, em um valor que pode chegar a 25 milhões de euros.

O time dos brasileiros André, João Gomes e Pedro Lima (ex-Sport) já negocia com o atacante, que tem desejo de atuar no futebol europeu. Além dos Wolves, outras equipes também demonstraram interesse no jogador do Fluminense após o Mundial.

Uma negociação ainda mais influenciada pelo Mundial acontece com o jovem atacante do Flamengo, Wallace Yan. O jogador chamou à atenção pelo grande desempenho na competição, chegando a marcar dois gols, e despertou também o interesse do Wolverhampton. Com as negociações entre o clube inglês e o rubro-negro carioca ainda em fase inicial, a venda do jogador é especulada em chegar no valor de 25 milhões de euros.

O caso também acontece com o lateral-direito do Flamengo, Wesley. O jovem defensor tem negociações encaminhadas para reforçar a equipe italiana da Roma. Com apenas 21 anos e já com passagem pela Seleção Brasileira, Wesley segue mais um “padrão” de contratações do mercado do exterior.

Ainda falando na Roma, o clube italiano também tem o interesse e busca fechar a contratação do volante do Palmeiras, Richard Ríos. O colombiano foi destaque do Alviverde no Mundial e pode render um valor de 30 milhões de euros ao Palmeiras.