Tensão no Arruda Torcedores protestaram ontem à noite pela aprovação da SAF sem alterações; presidente do Conselho Fiscal do Santa Cruz, Bartolomeu Bueno, ameaçou deixar o cargo

PAULO MOTA e LUCAS VALLE

Publicação: 04/07/2025 03:00

Tricolores promoveram manifestação ontem em frente à sede do clube (CRYSLI VIANA/DPFOTO)
Tricolores promoveram manifestação ontem em frente à sede do clube

O Santa Cruz vive momentos acalorados, com a cessão do Arruda em definitivo à SAF que está para ser aprovada no centro do debate. Ontem à noite (3), mesmo após o cancelamento da reunião do Conselho Deliberativo, torcedores se reuniram em frente à sede social do clube para protestar a favor da aprovação da proposta de transformação do clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). 

Com faixas, cânticos e palavras de ordem, os torcedores exigiram que a proposta seja aprovada sem alterações. “Queremos que o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal, a diretoria como um todo, respeitem o torcedor. O Santa Cruz está há 40 anos passando vergonha e sofrendo. Estamos numa Quarta Divisão, praticamente sem série. O que a gente quer é que a proposta seja aprovada, com o Arruda cedido definitivamente, porque sabemos que isso trará investimento”, afirmou o torcedor Esmael Vieira. 

RENÚNCIA 
Contrário ao modelo de cessão definitiva do Arruda, o presidente do Conselho Fiscal, Bartolomeu Bueno, anunciou que pretende renunciar o cargo. Em entrevista à Rádio Clube, ele afirmou que está sofrendo ameaças pela sua posição. “Não é que eu tenha medo (das ameaças), é que minha família está me pedindo para sair. Estou pensando seriamente em deixar isso para lá e sair. Do ponto de vista legal, nós não podemos transferir definitivamente. O Código Civil proíbe que eu faça um contrato me responsabilizando por fato de terceiro. Quem quiser vender o Santa Cruz, venda”, disse Bartolomeu Bueno.

O projeto da SAF prevê um investimento de R$ 1 bilhão ao longo de 15 anos, dos quais R$ 100 milhões serão investidos no Arruda. Os investidores se mantêm firmes na exigência da transferência definitiva.