Unificação polêmica
Em encontro com todos os clubes das Séries A1, A2 e A3, na última sexta-feira, a FPF tenta mudar o formato dos estaduais. Decisão deverá sair na próxima segunda-feira
GABRIEL FARIAS
Publicação: 26/07/2025 03:00
![]() | |
FPF tenta uma fórmula, clubes sugerem outros modelos e situação está indefinida |
A votação está prevista para ser encerrada na próxima segunda-feira (28), após um período adicional solicitado por alguns times para avaliar melhor os cenários apresentados. No modelo proposto pela FPF, as quatro equipes melhores ranqueadas no estado: Sport, Náutico, Santa Cruz e Retrô seriam separadas e todas as demais equipes disputariam a primeira parte da competição.
Em contato com o Diario de Pernambuco, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, explicou as diferentes alternativas colocadas à mesa. Equipes como Retrô, Sport, Santa Cruz e Decisão solicitaram um prazo maior para avaliação.
A proposta liderada pelo América-PE prevê a unificação imediata das Séries A2 e A3, já a partir dos meses de setembro, outubro e novembro deste ano. Pelo modelo, seriam promovidos cinco clubes à elite estadual em 2025, formando uma primeira divisão com 12 equipes, divididas em dois grupos de seis.
“O Vera Cruz e o Íbis apresentaram outra proposta: unificar a Série A2 e a A3, mas subir apenas três clubes, e não cinco. Aí você teria dez clubes, com dois grupos de cinco, mantendo o mesmo formato de disputa”, explicou o presidente da FPF.
O Maguary foi o único clube, até agora, contra qualquer tipo de unificação. “Outros clubes apresentaram a proposta de unificar a Série A2 e a A3 apenas no próximo ano. Este ano jogaria apenas a Série A2, com acesso de apenas um clube. Em 2027, unificaria todo mundo”, completou Evandro, afirmando que a votação ainda está aberta,