Ônibus extras no TIP para garantir viagens
Terminal registrou um aumento de 7% no movimento, com um reforço de mais 122 saídas no dia de ontem
Publicação: 01/01/2014 03:00
![]() | |
Véiculos saíram já com a capacidade esgotada. O representante comercial Valber Martins veio do Maranhão em direção à Paraíba, com a tia e as filhas, e fez parada no Curado |
No último dia do ano, o movimento no Terminal Rodoviário de Pernambuco (TIP) foi intenso. Muita gente chegou cedo ao terminal para viajar ao interior e até outros estados a tempo de passar o réveillon com parentes ou amigos. Para atender a demanda de embarques, as empresas de transporte disponibilizaram 122 viagens extras, mas podendo ampliar de acordo com a demanda. O movimento é cerca de 7% a mais dos dias normais. A estimativa é que do último dia 27 até o dia 2 de janeiro de 2014, cerca de 74 mil passageiros passem pelo TIP.
Entre os destinos mais procurados no estado estão Gravatá, Caruaru, Palmares, Petrolina e a região do Sertão do Pajeú. Para as viagens interestaduais, os principais destinos são Natal (21 viagens extras), Maceió (17), Fortaleza (17), Salvador (10), João Pessoa(4) e São Luiz com duas viagens extras. A estimativa é que até o término do período das festas de fim de ano, cerca de 2,2 mil viagens sejam realizadas. “Este ano, nós estamos estimando um aumento das viagens em cerca de 10% em relação ao ano passado”, revelou o gerente da Socicam, que administra o terminal, Newton Fialho.
![]() |
Para evitar transtornos na área do embarque a orientação é comprar a passagem com antecedência. Não foi o caso do casal Josefa Valdevino, 49 anos, e Francisco Lima, 48, que foi passar o réveillon em Natal. “Chegamos no terminal às 10h, mas só tinha passagem para as 13h30. Eu resolvi comprar uma passagem para João Pessoa e de lá tentar transporte para Natal e passar a virada do ano com a minha mãe”, contou Francisco. A auxiliar administrava Cíntia Marinho também não comprou a passagem com antecedência e teve que esperar três horas no terminal. “Eu arrisquei e cheguei cedo, mas vou esperar para o horário da tarde. Estou indo para Maceió encontrar com minha família”, revelou.
Planejar o réveillon com antecedência foi o que fez o representante comecial Valber Martins, 36, que viajou com uma tia e duas filhas pequenas. Ele mora em São Luís, no Maranhão, e programou a viagem para Campina Grande, onde estão os familiares. No roteiro fez escala no Recife. “Eu comprei a passagem pela internet e fica mais barato vindo para o Recife e daqui a gente segue em outro ônibus para Campina Grande. É mais barato e economizo umas três horas de viagem”, contou. Além de comprar a passagem com antecedência, a orientação é chegar ao terminal uma hora mais cedo, conferir a documentação necessária, principalmente das crianças e checar se as bagagens estão identificadas com nome, telefone e endereço. As dicas também servem na hora de fazer a viagem de volta.
Saiba mais...
Lombadas voltam a funcionar amanhã