"PUXADINHOS" » Começam demolições no Conjunto Muribeca

Publicação: 24/07/2014 03:00

Ontem, 12 construções foram derrubadas para facilitar demolição e reconstrução de blocos (PAULO TRIGUEIRO/ESP. DP/D.A PRESS)
Ontem, 12 construções foram derrubadas para facilitar demolição e reconstrução de blocos
Mais oito famílias que moram em “puxadinhos” no Conjunto Residencial Muribeca, Jaboatão, receberam ontem a notificação para deixar as residências em sete dias. Os moradores se disseram surpresos, porque não imaginavam estar no perímetro do canteiro de obras da demolição e recuperação dos blocos 129 e 155 do habitacional, determinada por decisão da Justiça Federal. Outras 31 famílias já foram notificadas. Ontem, 12 construções irregulares foram demolidas.

Os trabalhos devem ser concluídos em uma semana. A intenção é liberar espaço em torno dos dois blocos. Todos os 69 blocos estão com a estrutura condenada e mais da metade foi descoupada. Apesar dos protestos dos moradores, o primeiro dia de demolição não teve muitos obstáculos para a Prefeitura de Jaboatão. Segundo Luiz Gonzaga Dutra, assessor técnico da Secretaria de Ordem Pública, apenas uma das construções estava ocupada. “Era um ponto comercial e o dono fez sua mudança pouco depois de chegarmos”, disse.

Para realizar o trabalho, a Secretaria de Trânsito interditou uma pequena parte da Rua 4 para que uma retroescavadeira começasse a derrubar os muros dos “puxadinhos”. A Secretaria de Meio Ambiente também participou da intervenção para decidir como compensar a derrubada das árvores caso isso seja necessário.

Indenizações
Alguns moradores dos “puxadinhos” ficaram inconformados por não receber indenização dos imóveis, que foi arbitrada para os moradores dos apartamentos. Maria Helena Cavalcanti mora e trabalha no local há 20 anos, tosando cachorros. “Minha casa vale R$ 43 mil e vou sair sem nada”, lamentou. A secretaria de Ordem Pública alegou que os moradores não têm nenhum título de legalidade, como escritura dos imóveis, e por isso não podem receber indenização.