MPPE investiga erros em recargas do VEM A partir de uma denúncia, foi instaurado um procedimento para averiguar os problemas com créditos adquiridos por meio de aplicativo

MARÍLIA PARENTE

Publicação: 18/07/2025 03:00

Mesmo com comprovantes, usuários são obrigados por motoristas a descer do coletivo (PRISCILLA MELO/ARQUIVO DP)
Mesmo com comprovantes, usuários são obrigados por motoristas a descer do coletivo

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou um procedimento administrativo para investigar possíveis irregularidades no funcionamento do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). O principal problema seriam as falhas recorrentes na validação de créditos adquiridos por meio do aplicativo do cartão VEM, que impedem o acesso dos usuários aos ônibus, mesmo mediante apresentação de comprovante de pagamento.

O processo foi aberto pela Promotoria de Justiça de Defesa da Capital (Transportes) no dia 11 julho, após uma denúncia recebida pela Ouvidoria Geral do órgão. No documento, obtido pelo Diario de Pernambuco, o noticiante aponta ainda que o pagamento realizado através do Pix também não seria processado de imediato nas catracas.

“Os motoristas de ônibus não recebem nenhuma orientação de como proceder no caso de falha na validação de créditos adquiridos através do app VEM. Sem uma normativa das empresas, eles obrigam os usuários a desembarcarem do ônibus de imediato”, disse o reclamante.

A denúncia fala ainda que as máquinas de compra de cartões e recargas, instaladas nos terminais, ficam sem os cartões para vendas, das 17h31 à 05h29, prejudicando os usuários. E critica a cobrança de R$ 25,80 para emissão da segunda via.

URBANA
Após ser notificado pelo MPPE, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) reconheceu a ocorrência de “falhas pontuais” na comunicação entre os validadores embarcados e a central de recargas, especialmente em áreas com baixa cobertura de sinal. Na ocasião, a Urbana-PE informou que adotou providências técnicas para ampliar a estabilidade do sistema.

Segundo a instituição, as recargas são processadas em todas as garagens no período noturno e os motoristas têm sido orientados para atuação adequada. O promotor responsável pelo caso, Leonardo Caribé, no entanto, ressalta que os problemas relatados persistem. “O noticiante voltou a relatar episódios de não validação de créditos com apresentação de comprovantes, obrigando o desembarque de passageiros”.

Por meio de nota, a Urbana-PE ressaltou que já prestou esclarecimentos ao MPPE sobre o caso, “que trata especificamente de um usuário que noticiou dificuldades no uso dos serviços prestados pelo VEM”, diz o texto.

A instituição reiterou que tem contribuído com as discussões sobre a melhoria do transporte público. Segundo a Urbana, o órgão recebeu informações sobre “melhorias que foram implantadas no VEM, a ampliação dos canais de venda de créditos e os processos digitais para solicitação de serviços”.