Imaculada Conceição: restauro vai durar 45 dias
A ordem de serviço foi assinada ontem pelo prefeito João Campos e inclui ainda o baldaquino e o entorno da imagem que fica no Morro da Conceição
LARISSA AGUIAR
Publicação: 18/07/2025 03:00
![]() | |
As obras incluem a repintura geral, em especial do manto, e revitalização do rosto |
A imagem da Imaculada Conceição, localizada no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, passará por um processo completo de restauração. A ordem de serviço foi assinada, ontem, pelo prefeito João Campos e pelo vice-prefeito Victor Marques, em cerimônia no próprio Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Com prazo de execução de 45 dias e investimento de R$ 117.648,46, a obra pretende realizar preservação do patrimônio histórico e religioso da capital.
A peça central da intervenção é a imagem de ferro fundido de Nossa Senhora da Conceição, instalada no topo do morro. A restauração inclui a repintura geral, com atenção especial ao manto, que apresenta hoje duas tonalidades de azul, além da revitalização do rosto e de pontos com sinais de oxidação.
Os trabalhos técnicos serão coordenados pela engenheira Regina Gaudêncio, com uma equipe composta por quatro profissionais e um consultor especialista em metais. Serão utilizados materiais compatíveis e certificados, garantindo a integridade e a autenticidade da obra.
Além da imagem, será restaurado o baldaquino e o entorno, com requalificação da jardinagem. A capela frontal, situada no mesmo complexo, também passará por obras. “Já tínhamos restaurado o pátio e a praça em frente à igreja, além da própria igreja. Com essa nova etapa, todo o conjunto do santuário estará recomposto, garantindo não só segurança, mas também a preservação de um patrimônio que é de fé e da história do Recife”, completou João Campos.
DESGASTE
O reitor do santuário, padre Emerson Borges, lembrou que a última restauração ocorreu em 2014, e destacou a importância da nova intervenção. “A imagem está exposta constantemente ao sol, à chuva e ao vento. Isso provoca desgaste, especialmente no manto de Nossa Senhora e no baldaquino. Precisamos dessas ações periódicas para evitar danos mais graves no futuro. A imagem será totalmente isolada durante os trabalhos, por questões de segurança, mas os fiéis poderão acompanhar o andamento da obra visualmente”, explicou.
Segundo o prefeito, a restauração atende a uma demanda da Igreja e será conduzida pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). “Esse foi um compromisso firmado com a Igreja e agora, no momento em que ela solicitou, estamos iniciando a obra. Trata-se de um restauro completo de uma imagem com 120 anos de história. Por isso, foi contratada uma empresa especializada em conservação patrimonial”. disse o prefeito.