Maria Brassan
Especial para o Diario
local,pe@dabr.com.br
Publicação: 28/10/2014 03:00
![]() | |
Ariano teve papel no resgate da cultura nordestina |
Em 2014, três grandes nomes da literatura brasileira nos deixaram. Suas obras são presenças frequentes no Enem, que acontece nos dias 8 e 9 de novembro. Ariano Suassuna, João Ubaldo Ribeiro e Rubem Alves deixaram trabalhos vastos e contribuição inegável à cultura brasileira. De acordo com a professora de literatura do Colégio Motivo, Graça Migliorini, esses nomes devem surgir não por causa de suas mortes mas pela importância. “Ariano, por exemplo, teve papel fundamental no resgate da nossa cultura na década de 1970, com o Movimento Armorial.”
O movimento surgiu com o objetivo de criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste, agregando música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura e outras expressões. Entre as obras mais importantes de Ariano estão O auto da Compadecida e Romance da Pedra do Reino.
Rubem Alves é outra figura constante, principalmente pela contextualização tão presente em todas as questões do Enem. O famoso “cronista do cotidiano” escrevia sobre as coisas comuns com uma beleza poética singular. Já João Ubaldo se destacou com textos de forte apelo social e político. Uma de suas obras mais famosas foi lançada em 1982: Viva o povo brasileiro.
Tropicalismo
A professora de literatura Graça Migliorini acredita que o golpe militar, que completou 50 anos em maio, pode ser contextualizado com as artes no período. O movimento tropicalista mesclava em um único caldeirão as mais diversas tendências, como a cultura popular brasileira e os extremismos da estética. Nomes importantes dessa época são Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Os Mutantes e Hélio Oiticica.
Aulão é oportunidade de revisar conteúdos
Na reta final, os feras podem conferir as últimas dicas e revisar os principais temas com um aulão que acontece no próximo sábado, a partir das 8h no Colégio Motivo, em Boa Viagem.
Alunos de outras escolas também poderão participar. As inscrições podem ser feitas no quiosque do Diario de Pernambuco, na Alameda de Serviços do Shopping Center Recife ou na recepção do Motivo. O aulão faz parte do Movimento Educar, realizado pelos Diários Associados em Pernambuco, com a parceria da Vitarella e do Colégio Motivo.
Saiba mais
Livros que são referências: a professora Graça Migliorini aponta principais obras
Auto da Compadecida
“O clássico de Ariano, com toda sua riqueza de elementos, não pode ficar de fora”.
A hora da estrela
“Clarice Lispector, referência literária e cultural, dá uma gama de intertextualidade muito grande, como o Enem gosta.”
A antologia poética de Carlos Drumond de Andrade
“Assim como a Antologia Poética de Manoel Bandeira, é recorrente.”
Morte eVida Severina
“João Cabral de Melo Neto, com o seu auto de Natal pernambucano, é outra referência social, cultural e regional.”
Grande Sertão: Veredas
“Guimarães Rosa mostra que o Sertão é um mundo e está dentro de nós. Altamente reflexivo.”