Novo acidente danifica estação Ponte D'Uchoa
Caminhão de cargas com placas de Ribeirão Preto atingiu a estrutura reformada há oito meses. PCR vai abrir processo para cobrar nova reforma
Publicação: 18/12/2014 03:00
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Parte do telhado da estação foi danificada por um caminhão de Ribeirão Preto (SP), identificado com a ajuda de câmeras |
Apenas oito meses depois de ser reformada, a estação Ponte D’Uchôa, no bairro das Graças, já apresenta defeitos na sua estrutura. Um acidente ocorrido no último dia 20 danificou parte do telhado da estação, deixando tijolos quebrados. Segundo a assessoria da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), um caminhão de uma empresa de cargas com placas de Ribeirão Preto-SP foi o responsável pelo acidente. A Prefeitura do Recife vai abrir processo judicial para cobrar o valor da reforma, orçada em R$ 6,3 mil. A Emlurb informou que a nova reforma ainda não tem previsão para começar.
A Ponte d´Uchoa já havia passado por uma recuperação estrutural em abril deste ano, que custou quase R$ 172 mil. A intervenção foi necessária após parte dela ter sido derrubada em 28 de outubro do ano passado pelo motorista Vinícius Freitas Cândido, que dirigia um Ford Fusion. Vinícius foi indiciado pela Polícia Civil por guiar em alta velocidade. A Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos da Prefeitura do Recife entrou com uma ação para ressarcir o prejuízo. O processo ainda corre na Justiça.
A Avenida Rui Barbosa dispõe de um radar para controle da velocidade de veículos, que determina 60 km/h durante a semana e 40 km/h nos fins de semana, exigência que nem sempre vem sendo respeitada. A estação é considerada patrimônio do local e existe desde 1865, quando foi construída pela Empresa de Trens Urbanos para receber os primeiros bondes do Recife. Inicialmente, era composta toda em madeira, o que foi modificado no início do século 20, quando a estrutura passou a contar com o ferro.
Na última reforma foi recuperada a edificação em alvenaria de tijolos maciços, estrutura em madeira e recobrimento geral com telhas de cerâmica, além da implantação de calhas em chapa galvanizada. Toda estrutura que resistiu ao acidente foi reaproveitada. Em 2012, a estação também passou por reforma. O custo foi de R$ 44 mil. Na obra, o telhado foi recuperado, houve troca do madeiramento dos lambrequins, pintura e instalações elétricas.