Publicação: 16/08/2016 03:00
![]() | |
Manifestação foi realizada na Conde da Boa Vista |
Coroas de flores, cartazes e centenas de cruzes simbolizaram as mortes no trânsito, em protesto organizado pelo Observatório do Recife e a Associação de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), ontem na Conde da Boa Vista. De acordo com os dados do DataSUS de 2014, o Recife é a quarta cidade que mais regista acidentes de trânsito no Brasil, computando 34,6 mortes por 100 mil habitantes, um índice três vezes maior que o de São Paulo, com 11 mortes por 100 mil habitantes.
Os cartazes espalhados pela avenida traziam questionamentos para a população sobre a responsabilidade dos gestores públicos na diminuição desse índice, além de dados de mortes no trânsito na cidade. “O que o seu candidato vai fazer sobre isso?”, “Nenhuma morte no trânsito é aceitável”, dizem os cartazes. O protesto deu início à campanha Basta de mortes no trânsito, que conta também com o apoio da Rede Meu Recife, CicloaAção e Frente de Luta pelo Transporte Público, e deve se estender até as eleições.
Um objetivo da campanha é pressionar os candidatos à prefeitura a assumirem o compromisso com a redução das mortes no trânsito, para garantir uma dininuição de 20% ao ano, chegando a seis mortes por 100 mil habitantes até 2020. A campanha pede o apoio da população, através da petição, disponível no site www.bastademortesnotransito.com.br. “Estamos a dois meses das eleições e os candidatos precisam se comprometer com a vida das pessoas e com a redução dos índices absurdos de violência no trânsito”, alerta Ligia Lima, do Observatório do Recife.
Protestos
Também ontem, moradores da comunidade do Entra Apulso, em Boa Viagem, fizeram uma série de protestos por causa de um atropelamento que matou uma mulher e um homem no sábado. A Polícia Civil anunciou a indentificação de um suspeito.