Diario urbano

por Tania Passos/interina
taniapassos.pe@dabr.com.br
diariodepernambuco.com.br

Publicação: 02/08/2016 03:00

Eles estão de volta

O fim do recesso escolar é sempre sinônimo de mais engarrafamento. A culpa não é apenas do aumento do número de veículos nas vias da cidade. Segundo estimativas da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a frota aumenta em cerca de 25%. O percentual é alto, mas a questão maior é o comportamento dos motoristas nas proximidades das unidades de ensino. Todos os anos a CTTU faz a campanha da volta às aulas e ensina a não estacionar em fila dupla para não reter o trânsito. O cuidado ocorre enquanto a campanha está sendo realizada, mas não dura muito e aos poucos tudo volta ao “normal”. Além da deseducação dos motoristas, grande parte dos colégios não disponibiliza espaço de embarque e desembarque e as ruas acabam sendo uma extensão das escolas, gostem ou não os motoristas. Pelo menos para o futuro Plano de Mobilidade, esse tipo de diretriz pode ser repensada com alternativas de “carga” e “descarga” dos alunos.

Ilha conectada

Fernando de Noronha oficializou ontem uma rede social específica para gestão pública colaborativa do arquipélago. Por meio do Colab.re, os moradores e turistas poderão se relacionar em tempo real com a administração da ilha na web (www.colab.re) e em aplicativo móvel nas versões Android e iOS.

Fiscalização digital

O Colab.re propõe maior conectividade no que concerne à preservação e ao monitoramento da infraestrutura de Noronha. O serviço permitirá ao cidadão fiscalizar desperdício de água, uso indevido de energia elétrica e focos de dengue. Também poderá propor soluções e avaliar serviços públicos prestados.

Contagem de tráfego

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) concluiu a pesquisa de tráfego do Plano Nacional de Contagem de Tráfego (PNCT). O material irá ajudar na elaboração de projetos físicos e de logísticas. Em Pernambuco onze rodovias federais cortam o estado.

Central de transplante

Neste mês de agosto, os pacientes que fizeram transplantes no Hospital Santa Efigênia, em Caruaru, passam a ser atendidos no ambulatório do Hospital Mestre Vitalino, na mesma cidade. Todos os pacientes estão sendo contactados pela Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) para saber do novo fluxo.
 
Aleitamento

O Hospital das Clínicas da UFPE vai promover debates alinhados à Semana Mundial de Aleitamento Materno 2016. Uma roda de conversa com mães atendidas pelo HC e profissionais de assistência à saúde da unidade será realizada na próxima sexta-feira.

40 anos da LBV

A Legião da Boa Vontade (LBV) Recife vai completar 40 anos no dia 5 de agosto e irá comemorar a data com os colaboradores na Rua dos Coelhos.

Beleza praieira

Começa na próxima quinta-feira uma exposição de artistas que retrataram praias do litoral nordestino, entre elas, Fernando de Noronha, Pipa, Coroa do Avião, Maracaípe e Serrambi. A mostra vai ficar até o dia 14 de agosto no Recife Trade Center, na  Conselheiro Aguiar.

 (Ricardo Fernandes/DP )
Calçadas iluminadas

A iluminação pública é um dos itens de segurança para a mobilidade urbana. Uma nova logística defendida por urbanistas deveria já ser regra nos municípios. A prioridade é iluminar a calçada para o pedestre, o exemplo da Rua do Bom Jesus, e não a pista de rolamento.