TJPE » Maria da Penha homenageada

Publicação: 16/08/2016 03:00

Desembargador Leopoldo Raposo entregou honraria (Alesson Freitas/Agencia Rodrigo )
Desembargador Leopoldo Raposo entregou honraria
A farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, que ficou paraplégica após ser baleada pelo ex-marido em Fortaleza e deu nome à lei que criou mecanismos para punir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, foi uma das homenageadas pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco durante as comemorações dos seus 194 anos. No útimo dia 7, a Lei Maria da Penha completou dez anos de vigência reduzindo a violência doméstica. Em Pernambuco, foram 321 mortes de mulheres em 2006, contra 245 no ano passado.

Antes de receber a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado, Maria da Penha falou sobre os desafios à aplicação da lei. “Avançamos, mas ainda falta muito para que haja a desconstrução dessa cultura violenta”, ponderou.

As comemorações do TJPE foram comandadas pelo presidente do tribunal, desembargador Leopoldo de Arruda Raposo. Entre os agraciados com a medalha estiveram a vice-presidente do Suremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, idealizadora da Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa, e o educador Paulo Freire (1921-1997), referência mundial da pedagogia.