Educação comemora resultados Governador recebeu gestores, professores e alunos para parabenizá-los pelo desempenho do estado, que ficou em primeiro lugar no Ideb

Publicação: 15/09/2016 06:00

Paulo Câmara ressaltou que o objetivo de Pernambuco é seguir crescendo até obter nota máxima.  (Peu Ricardo/Esp.DP )
Paulo Câmara ressaltou que o objetivo de Pernambuco é seguir crescendo até obter nota máxima.

O governador Paulo Câmara reuniu gestores de escolas, professores e estudantes para parabenizar a Rede Estadual de Ensino pelo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na quinta-feira. A solenidade foi realizada no Palácio do Campo das Princesas. Pernambuco obteve o primeiro lugar entre os estados brasileiros no ensino médio público, com índice de 3,9.

Divulgado a cada dois anos pelo Ministério da Educação, o Ideb é o principal indicador do setor no Brasil. Avalia escolas públicas e privadas em fluxo escolar e média de notas nas avaliações. Além de liderar na qualidade do ensino médio, Pernambuco também tem a menor taxa de abandono neste nível escolar da educação pública, com 2,5%. Em 2007, o estado ficou em 26º lugar no quesito.

Em pronunciamento realizado ontem à tarde no Salão de Bandeiras, que estava lotado, o governador ressaltou a importância do primeiro lugar e de se saber que não houve retrocesso na educação. Ele lembrou que desde 2007 o quadro de escolas técnicas foi de oito a 300 unidades e o de escolas de tempo integral passou de seis para 35.

“Fiz questão de receber todos aqui, hoje, para agradecer e parabenizar a todos aqueles que tanto fizeram e fazem pela educação do nosso estado. Pernambuco só alcançou o primeiro lugar porque contou com um trabalho integrado e consistente, que se iniciou, lá atrás, na gestão do ex-governador Eduardo Campos. Nós assumimos esse compromisso de priorizar a educação e dar continuidade a esse trabalho porque sabemos que só a educação pode transformar vidas e garantir um futuro mais próspero para todos”, pontuou.

Ele destacou que os avanços precisam continuar para que o estado alcance melhores notas no futuro. “O resultado de 3,9 não é a nota que desejamos para os nossos jovens, para os nossos filhos, para as futuras gerações. Temos que continuar aprimorando esse trabalho que está sendo reconhecido dentro e fora do Brasil, para, quem sabe, chegarmos à nota 10”, completou Câmara. O governador citou o sucesso do programa Ganhe o Mundo, que leva intercambistas do ensino médio para o exterior.

Alice e Maria Luiza destacam qualidade e volume de ensino na Etepam (Peu Ricardo/Esp.DP )
Alice e Maria Luiza destacam qualidade e volume de ensino na Etepam
O secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio, lembrou que Pernambuco é o único estado do Brasil que avançou todos os anos, na última década, na educação. “Agora somos referência para o Brasil. Todo mundo quer saber como um estado pobre do Nordeste conseguiu esse feito.” A gestora da Gerência Regional de Educação do Sertão Submédio do São Francisco, Dilma Marques, pontuou que o resultado se reflete, sobretudo, no cotidiano das escolas e dos alunos.

Um exemplo é a estudante Alice Santana, 19 anos, que cursa comunicação visual na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam). A aluna, que mora em Paulista e pretende fazer faculdade de publicidade na UFPE, dedica até 10 horas por dia aos estudos, entre aulas regulares e atividades complementares. Aluna do núcleo instalado pela Microsoft na escola, Alice foi premiada na Campus Party deste ano, juntamente com outras colegas, pelo Focus Game, jogo eletrônico que estimula o combate ao Aedes aegypti.

“Alice chegou à Etepam com muitas dificuldades em matemática e hoje tem um nível bem mais alto”, conta a professora Maria Aurélia de Souza. Ela ensina Alice e também a colega Maria Luiza Barros, 17, que se transferiu para a escola técnica após estudar na rede privada. A estudante conta que o aprendizado na Etepam a ajudou a definir sua vocação pelo design, que pretende cursar na UFPE. A aluna também integra o grupo que criou o game.

Estudante do ensino médio na Escola Eurico Queiroz, em Bezerros, Jaiara Maria, 15 , ressalta que a escola vem investindo na formação dos alunos através de um programa de reforço em disciplinas específicas e simulados bimestrais que avaliam a absorção do conteúdo. “Obtivemos média de 5,3 no ensino fundamental, a melhor da região”, acrescentou, orgulhosa, a diretora-adjunta Aparecida Santos.

Além do governador e do secretário estadual de educação, compareceram à cerimônia o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, os ex-titulares da Educação Anderson Gomes e Ricardo Dantas, o secretário de Educacão do Recife Jorge Vieira, os deputados estaduais Waldemar Borges, Lucas Ramos, José Maurício Cavalcanti e Claudiano Martins Filho, os deputados federais Danilo Cabral e João Fernando Coutinho, a ex-primeira-dama de Pernambuco Renata Campos, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Porto. Participaram ainda os secretários estaduais Antonio Carlos Figueira, Nilton Mota, Iran Costa, Milton Coelho, João Campos, Márcio Stefanni, Marcos Baptista, Felipe Carreras, Ennio Benning, Lucia Melo, Cesar Caúlla, Thiago Norões, Isaltino Nascimento, Francisco Papaléo, Ruy Bezerra, Alexandre Valença, José Neto e Eduardo Pereira.

“Passo cerca de 10 horas na escola diariamente. Na Campus Party deste ano, eu e minhas colegas fomos premiados na categoria de start-ups”
Alice Santana, estudante da Etepam