PIEDADE » Demolição deve acontecer hoje

Publicação: 09/05/2025 03:00

O prédio desabou parcialmente, causando novos riscos (RAFAEL VIEIRA/DP FOTO)
O prédio desabou parcialmente, causando novos riscos
A prefeitura do Jaboatão dos Guararapes anunciou ontem a contração, de forma emergencial, de uma empresa para realizar os serviços de demolição e a remoção dos escombros do edifício Kátia Melo, que desabou na última terça-feira (6), em Piedade. A previsão é de que os serviços sejam feitos já hoje.

O prédio-caixão tinha 16 apartamentos e foi interditado pela Defesa Civil do município dois dias antes de cair.  Ninguém ficou ferido, mas moradores tiveram que sair às pressas com apenas itens e móveis essenciais.

A queda do imóvel também comprometeu a segurança dos imóveis da vizinhança. A decisão da prefeitura tomou como base a definição dos técnicos da Defesa Civil, que recomendaram a demolição imediata do que sobrou da edificação para evitar danos aos imóveis localizados nas imediações.

CUSTOS
No entanto, os responsáveis pela administração do prédio alegaram não ter condições financeiras de arcar com esses custos. Diante disso, a Procuradoria do município deu parecer favorável à contratação imediata da empresa que ficará responsável pelos serviços.

O município está em negociação com o governo de Pernambuco para que esse valor seja custeado pelo estado. Outro caminho é que esse valor fique sob a responsabilidade da empresa seguradora.

“Desde os primeiros momentos, quando tivemos conhecimento sobre a situação desse imóvel, tomamos as providências necessárias para garantir a vida e a segurança dos moradores. Agora é o momento de garantir que as pessoas que residem e têm comércio nas imediações tenham condições de voltar às suas atividades normais”, disse o prefeito Mano Medeiros.