Para onde janeiro levará você? Recifenses dão dicas sobre lugares especiais para visitar neste mês que convida a sair de casa

texto: Marcionila Teixeira e Anamaria Nascimento
local@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 07/01/2017 03:00

 (MARLON DIEGO)
Um espaço de lazer, seja público ou privado, tem grandes chances de cair no gosto das pessoas quando reúne qualidade e segurança. Se tal ambiente está na moda ou tem relação com nossas memórias afetivas, tanto melhor. Janeiro, tradicionalmente mês de férias nas escolas e universidades, provoca nas pessoas o desejo de conhecer lugares novos. O Diario foi às ruas ouvir sugestões de seis pernambucanos sobre espaços interessantes para visitar.

Hora, então, de desbravar aquele lugar, por vezes tão pertinho da gente, mas cuja rotina corrida nem sempre estimula a conhecer. A lista tem o Jardim do Baobá, o Edifício Texas, a Praça do Hipódromo, o Grêmio Musical Henrique Dias, a feira livre do Poço da Panela e o Parque Dona Lindu.

A preparação do roteiro, no entanto, revelou a carência de espaços públicos de lazer e cultura nas cidades. Para Geraldo Marinho, arquiteto e urbanista, prova disso é o sucesso do Jardim do Baobá, nas Graças. O lugar sequer está concluído, mas já atrai público de bairros vizinhos. “Difícil encontrar um lugar que reúna qualidade e segurança. E segurança hoje talvez seja o aspecto mais crítico em nosso país. No jardim, é a vigilância social quem atua, com os próprios frequentadores fiscalizando”, ressalta.

Outro ponto a ser notado é a segregação social nos espaços públicos, aponta Marinho. “Temos lugares fisicamente em maior escala que o Baobá, como o Parque 13 de Maio, cujo domingo tem uma identidade de público popular. São confortáveis pelo tamanho, mas maltratados. Mesmo que o público se aproprie, as autoridades dão menos atenção. O ideal seria termos espaços plurais, frequentados independentemente de classes sociais.”

Do ponto de vista da atividade turística e lazer, o que motiva alguém a frequentar um lugar, mesmo sendo na sua cidade, pode ser a memória afetiva, explica Rosilei Montenegro, turismóloga e ex-coordenadora do curso de turismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). “Frequentar um bar novo em Olinda porque, quando criança, visitei muito a cidade, é uma forma de resgatar as lembranças. Outra motivação para a prática de turismo e lazer é ir a um lugar porque todo mundo vai.”

Chefe do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Pernambuco, Carlos Eduardo Pimentel alerta: o turista somente visita um local se for frequentado pelos moradores. “Se é bom para o morador, o turismo vai acontecer. As pessoas vão recomendar. Se o Memorial Arcoverde, por exemplo, não é frequentado é por causa da localização e da falta de segurança. A pessoa não vai sair de Boa Viagem ou Olinda para o Arcoverde porque tem lugar mais próximo e ele termina sendo contramão”, resalta. Na opinião dele, o Parque Dona Lindu deu certo porque tem estrutura boa, localização fácil e não havia nada por lá. “O nível social do entorno também termina sendo um estigma”, analisa.

Para terminar, ofertamos uma dica do próprio Pimentel. Visitar, em um dia, o Museu Cais do Sertão - cuja tecnologia acoplada à história é o principal atrativo - e o Instituto Ricardo Brennand, onde a coleção de armas brancas é o grande destaque.

Programe-se

Paço do Frevo
Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife
Site: www.pacodofrevo.org.br
Em janeiro: Hora do Frevo, Visita mediada, Vivência “Vamos cair no passo”
Inscrições: agendamento@frevo.org.br

Instituto Ricardo Brennand
Propriedade São João, s/n, Várzea
Site: institutoricardobrennand.org.br
Em janeiro: Oficinas de férias
Inscrições: formacao.oficinas@ institutoricardobrennand.org.br

Caixa Cultural Recife
Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife
Entrada gratuita
Em janeiro: Exposição J. Borges 80 anos até 12 de fevereiro

Museu da Cidade do Recife
Endereço: Forte das Cinco Pontas, Praça das Cinco Pontas, s/n, São José
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Telefones: (81) 3355-9543, 3355-3107 ou 3355-9544
Em janeiro: Exposição Desterro: enquanto eles cresciam

Fundação Joaquim Nabuco
Endereço: Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte
Em janeiro: Exposição Outros Pensam, de Alfredo Jaar até 26 de fevereiro na Galeria Massangana

Torre Malakoff
Endereço: Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife
Telefone: (81) 3184-3180
Em janeiro: Mostra O Tempo da Torre

Cais do Sertão
Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, Armazém 10, Bairro do Recife
Entrada gratuita nas quintas-feiras
Em janeiro: oficinas de férias
Inscrições em oficinas: www.caisdosertao.com.br

Espaço Ciência
Endereço: Complexo de Salgadinho, Olinda, Parque Memorial Arcoverde
Site: www.espacociencia.pe.gov.br
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h e fins de semana das 13h30 às 17h
Em janeiro: 23 opções de oficinas, além de trilhas e exposições na programação de férias

Parque Dois Irmãos
Telefones: (81) 3184-7754 ou 3184-7753

Jardim Botânico do Recife
Endereço: 7,5 km da BR-202, Curado, Recife
Telefone: (81) 3355-0001

Parque da Jaqueira
Endereço: Avenida Rui Barbosa, s/n, Jaqueira, Recife
Telefone: (81) 3355-5808
Em janeiro: atividades gratuitas no Econúcleo Jaqueira de 12 a 29

Cinema São Luiz
Endereço: Rua da Aurora, 175 - Boa Vista
Em janeiro: III MOV – Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco

Fenahall 2017
Endereço: Classic Hall - Av. Agamenon Magalhães, Complexo de Salgadinho – Olinda
Site: www.classichall.com.br
Telefone: (81) 3207-7500
Em janeiro: Feira de artesanato acontece de 6 a 15 deste mês

Catamaran Assombrado
Endereço: Restaurante Catamaran - Cais das Cinco Pontas, S/N - São José
Horário: sábados, às 18h e às 20h
Ingressos: R$ 50 (R$ 30 crianças de 10 a 12 anos)
Site: catamarantours.com.br
Telefone: (81) 3424-2845

Casa do Patrimônio (Olinda)
Endereço: Rua do Amparo, 59, Carmo, Olinda
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h; Entada gratuita
Em janeiro: Exposição ComeMorar Olinda