Orla de Boa Viagem inicia padronização
Através de parceria entre a Prefeitura do Recife e a Uninassau, 73 barraqueiros começaram a receber os kits com guarda-sol e cadeiras
Carol Sá Leitão
Especial para o Diario
local@diariodepernambuco.com.br
Publicação: 19/04/2017 03:00
![]() | |
O trecho beneficiado está entre as ruas Henrique Capitulino e Antônio Falcão |
A Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, começa a ganhar cara nova. O primeiro trecho do projeto de uniformização e padronização das barracas, entre as ruas Antônio Falcão e Henrique Capitulino, recebeu ontem novas cadeiras, guarda-sóis, espreguiçadeiras, mesas e carrinhos de areia. O mar de amarelo contempla 850 metros de extensão de praia, beneficiados com o Projeto Orla, numa parceria firmada entre a Prefeitura do Recife e o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau). O investimento de R$ 2 milhões foi custeado pela universidade.
Ontem, os 73 barraqueiros que trabalham nesse espaço já começaram a receber os kits. Até amanhã, serão distribuídos 10 mil cadeiras e espreguiçadeiras, três mil ombrelones (tipo de guarda-sol maior), três mil mesas de apoio, 1,5 mil caixas térmicas, três mil lixeiras, 180 camisas com proteção UV, 350 batas, 350 viseiras e 73 carroças. A intenção é beneficiar todos os 476 comerciantes cadastrados que atuam na faixa de areia, com cerca de 15,9 mil kits.
O ambulante Elias Luiz de França, 64, que trabalha há 35 anos na área beneficiada, foi escolhido pelos colegas para representar o grupo. Ele contou que este novo material será benéfico tanto para os trabalhadores quanto para os turistas. “É muito bom ter tudo novinho e arumado para quando o turista chegar”, comemorou.
Além dos kits, os barraqueiros receberam uma capacitação sobre o que é permitido comercializar na praia. O secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, lembrou que não se pode manipular alimentos na areia. “É uma medida voltada para a higiene. É permitida a venda de alimentos preparados com cuidado em local adequado e fora da praia”, explicou.
Segundo o secretário, a expectativa é que, até o fim de 2017, toda a extensão da orla de Boa Viagem esteja patrocinada por outras empresas privadas. Braga afirmou ainda que a intenção é de que o projeto seja expandido para o restante da praia. “Faremos licitação para outros dez trechos até o fim do ano e, esperamos que, com o resultado desse trecho, outras empresas se interessem por esse projeto”, disse. O processo foi feito por meio de chamamento público. Os demais trechos também serão patrocinados.