Conexão entre Paulista e Harvard

Publicação: 22/07/2017 03:00

Gabriel, Kerolyne, Michelle, Severina, Millena, Rondinelly e Kássia tinham personalidades muito diferentes. Uns eram mais tímidos, outros mais extrovertidos. Uns gostavam mais de música, outros de cinema. Em comum, porém, todos tinham uma relação especial com a matemática. Eram alunos que se destacavam na disciplina mais temidas do ensino médio. Juntos, apesar das diferenças, formaram uma equipe imbatível quando os assuntos eram fórmula, cálculo e gráfico.

Em fevereiro, após meses de dedicação, os sete estudantes da rede estadual de Pernambuco embarcaram para os Estados Unidos. O grupo representou a rede pública do Brasil na disputa Harvard MIT Maths Tournament. Além dos pernambucanos, apenas outra equipe brasileira estava no torneio de matemática, formada por estudantes de colégios particulares do Rio de Janeiro.

Os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Padre Osmar Novaes, em Paulista, são hoje considerados inspiração para os outros estudantes da escola. A participação na olimpíada de matemática organizada pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) deu a eles status de exemplo para os adolescentes da rede pública que sonham em conhecer uma das maiores universidades do mundo. “Foram dias de muito aprendizado. Convivemos com pessoas de vários países, representamos nosso estado e conhecemos Boston”, contou Michelle Aguiar, 17, que atualmente cursa segurança do trabalho no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Harvard é uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do mundo. Fundada em 1636, em Cambridge, estado de Massachusetts, já teve entre seus alunos oito ex-presidentes norte-americanos, entre eles Barack Obama, além de nomes como o presidente da Microsoft, Bill Gates; o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, e os atores Matt Damon e Natalie Portman.

Em Harvard, o grupo passou por provas individuais e em equipe. “Poder viver essa experiência foi enriquecedor. Tive certeza da carreira que eu ia querer seguir”, disse Gabriel, 17 anos, que, em outubro, começa a cursar matemática na Universidade Federal de Pernambuco.