Entrevista // Telma Ferraz professora do Centro de Educação da UFPE

Publicação: 22/07/2017 03:00

O que define um estudante bem-sucedido?
Avaliar é uma das atividades mais complexas da prática de um professor. Ao avaliarmos, definimos parâmetros de quais expectativas temos em relação aos estudantes e elegemos conhecimentos e habilidades a serem mais valorizados. Os bem-sucedidos são os que atingem as capacidades valorizadas pela escola ou explicitam os conhecimentos tidos como mais relevantes. São os que se aproximam das expectativas escolares. Não necessariamente os que na vida têm mais capacidade de intervenção na realidade, de leitura crítica e ação no cotidiano. É preciso, portanto, definir, na escola, quais são as aprendizagens fundamentais e valorizar os diferentes conhecimentos apropriados pelos estudantes, considerando as diferentes experiências de vida. É necessário pensar em uma escola com currículo mais inclusivo que garanta condições de aprendizagem que auxiliem os estudantes a interagir e agir nas diferentes esferas da sociedade.

De que forma a desigualdade educacional, que dificulta o desenvolvimento dos alunos, revela-se no Brasil?
São muitas as desigualdades. Vão desde as oportunidades de experiências extraescolares variadas até a própria permanência na escola. Para muitas crianças, estar na escola já representa um esforço. Podemos ver isso nas comunidades do campo em que os estudantes têm difícil acesso à escola e muitas secretarias de educação, em vez de garantir as unidades de ensino no campo, obrigam os alunos a se deslocarem longas distâncias para estarem em escolas na cidade. Outras desigualdades dizem respeito ao acesso a livros e a outros materiais que ampliam os espaços de aprendizagem ou à possibilidade de frequentarem cinema, teatro, dentre outros equipamentos culturais. Podemos chamar a atenção às frágeis condições de muitas escolas e às péssimas condições de trabalho dos professores, que dificultam, muitas vezes, uma prática pedagógica mais produtiva.