Música que embala a folia

Publicação: 20/01/2018 03:00

De segunda a sábado, Adriano Ferreira, 41 anos, trabalha como taxista. Entre uma corrida e outra, ele também toca trombone de vara em algumas casas noturnas do Grande Recife. A música não é uma segunda profissão, é apenas uma paixão. Apesar de tirar o dinheiro do sustento dirigindo um carro, Adriano faz questão da dupla jornada porque precisa se preparar para a grande obrigação anual. Tocar nas orquestras de frevo que circulam pelas ladeiras de Olinda e pelo Bairro do Recife durante a folia. Uma rotina que se repete há 23 anos.

Adriano decidiu virar músico quando viu os amigos adolescentes tocando nas orquestras, durante uma festa de Momo. Começou a fazer aulas na escola do bairro e estudou teoria musical. O sonho dele era tocar saxofone, mas acabou primeiro no trompete. O problema é que já havia muitos trompetistas e ele era pouco requisitado. Foi então que começou a estudar escondido o trombone de vara.

Aos poucos, Adriano foi introduzido nas orquestras de frevo para começar a trabalhar no carnaval. A primeira vez foi com o Urso de Pau Amarelo. “Lembro como se fosse hoje, ele saiu do Centro de Convenções até a Cidade Alta, numa sexta-feira à tarde. Foi o único bloco que vi fazer esse percurso em toda a minha vida”, brinca.

Desde então, já foram muitas apresentações. O carnaval oficial dele começa na quarta-feira pré-carnavalesca e só termina no Bacalhau do Batata. No sábado, são quatro blocos, domingo três e terça mais três. “A preparação oficial começa em julho, com os ensaios, mas eu mantenho o contato com o instrumento o ano inteiro. Se você não toca, perde o jeito”, conta Adriano, que hoje é presidente do Grêmio Musical Henrique Dias.

Adriano foi leiturista durante 22 anos, antes de assumir a praça de táxi. Carregar o instrumento de três quilos durante o carnaval não é fácil, até “sombrinhada” de passista ele já levou, mas é prazeroso, conta. A meta dele era saber tocar todos os frevos do mundo, “mas descobri que era impossível”. Por enquanto, soma 200 deles. O preferido é Folia da Madrugada. Enquanto aguarda o carnaval, Adriano espera com a ansiedade de sempre, ouvindo frevos entre uma corrida e outra.

Programe-se

Prévias em Olinda

Sábado

Evento                Hora     Local

Noite do Turbante        16h    Centro Luiz Freire

Domingo

Evento                Hora    Local

Maracatu Camaleão        16h    Mercado da Ribeira
Grupo de Percussão Tambores    16h30    Praça Monsenhor Fabrício
Maracatu Batuque Livre Badia    16h    Praça do Carmo
Ensaio Bloco Samba Soul Delas    14h    Praça da Abolição
Ensaio Aberto Bateria Cabulosa    17h    Praça da Abolição
Maracatu Nação Pernambuco    15h    Casarão Herman Lundgren
Escola de Samba D’Breck        16h    Praça do Baobá
Grupo Percussivo Batadoni    15h    Praça da Abolição
Bloco Batuketo            18h    Praça da Liberdade
TCM Sarapó Pé de Barro        18h    2ª Travessa da Saudade, Nº 65
Escola de Samba D’Breck        16h    Praça do Baobá
TCM Jhon Travolta        12h    Clube Atlântico
TCM O Raparigueiro        13h    Ruas do Sítio Histórico

Prévias no Recife

Sábado

Evento                Hora    Local

Bloco Eu Me Vingo De Tu No Carnaval         10h    Bar Frontal
Bloco Seu Tuba            15h    R. Dr Luiz Inácio Pessoa Melo
Tumaraca – Encontro de Nações    18h    Rua da Moeda

Domingo

Evento                Hora    Local

Roda de Frevo com Spok        16h    Área externa do Paço do Frevo